“Olha, professor, parece que ela não gosta de meninos!”

Autores

Palavras-chave:

casos de ensino, competências socioemocionais, formação de professores

Resumo

Este caso de ensino tem como objetivo problematizar e discutir sobre as questões socioemocionais dos estudantes e o papel da escola e dos professores perante situações de crises familiares que reverberam no espaço de sala de aula. Este caso baseia-se em uma história real, entretanto, todos os personagens tiveram seus nomes alterados e algumas informações, como nome da cidade e da escola, foram modificadas para preservar a identidade dos envolvidos. Neste caso, uma estudante vivia dilemas familiares que passavam pela inconformidade com a mudança ocorrida em sua vida e na de sua família, bem como pela falta de compreensão de seus pais em relação a seu estado emocional. Tudo isso afetava diretamente seu aprendizado e, acima de tudo, colocava em risco a sua saúde. Desse modo, este caso pode ser aplicado na formação inicial e/ou continuada de professores, nos cursos de licenciatura, de um modo geral, ou na pós-graduação, como subsídio para discussão de temas pertinentes ao papel do professor perante questões socioemocionais dos estudantes na escola.

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Biografia do Autor

Ronilson Fernandes da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Regional do Cariri (2014). Atualmente é Professor da Educação Básica 3 - Geografia do Governo do Estado da Paraíba, lotado na 9ª Gerência Regional de Ensino - Cajazeiras, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Constantino Vieira, Uiraúna. Mestre em Inovação em Tecnologias Educacionais pelo Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE - UFRN/IMD). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, práticas pedagógicas, cartografia escolar, ensino de geomorfologia e regionalização. Participou do intercâmbio promovido pelo Governo do Estado da Paraíba (Gira Mundo Professores Finlândia) em parceria com a Häme University of Applied Sciences - School of Professional Teacher Education (HAMK - SPTE), no período de outubro a dezembro de 2019, baseado na aplicação de metodologias ativas na escola como ferramenta de combate à evasão escolar.

Referências

BONFANTE, R. Habilidades socioemocionais na escola: guia prático da Educação Infantil ao Ensino Fundamental Curitiba: Juruá, 2019.

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RILTON, J. Comunicação Emocional: a arte da empatia. Campinas, SP: Unitá, 2020.

ROESCH, S. M. A. Como narrar um caso para ensino. Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração, p. d2, jan. 2011.

ROESCH, S. M. A. Notas sobre a construção de casos para ensino. Revista de Administração Contemporânea, v. 11, n. 2, p. 213-234, 2007.

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Publicado

30-05-2024

Como Citar

SILVA, R. F. da; VIANA, F. R. .; BRITO, M. L. de A. . “Olha, professor, parece que ela não gosta de meninos!”. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e32296, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/32296. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Casos, Objetos Educacionais e Relatos de Experiência