“Olha, professor, parece que ela não gosta de meninos!”
Palavras-chave:
casos de ensino, competências socioemocionais, formação de professoresResumo
Este caso de ensino tem como objetivo problematizar e discutir sobre as questões socioemocionais dos estudantes e o papel da escola e dos professores perante situações de crises familiares que reverberam no espaço de sala de aula. Este caso baseia-se em uma história real, entretanto, todos os personagens tiveram seus nomes alterados e algumas informações, como nome da cidade e da escola, foram modificadas para preservar a identidade dos envolvidos. Neste caso, uma estudante vivia dilemas familiares que passavam pela inconformidade com a mudança ocorrida em sua vida e na de sua família, bem como pela falta de compreensão de seus pais em relação a seu estado emocional. Tudo isso afetava diretamente seu aprendizado e, acima de tudo, colocava em risco a sua saúde. Desse modo, este caso pode ser aplicado na formação inicial e/ou continuada de professores, nos cursos de licenciatura, de um modo geral, ou na pós-graduação, como subsídio para discussão de temas pertinentes ao papel do professor perante questões socioemocionais dos estudantes na escola.
Downloads
Referências
BONFANTE, R. Habilidades socioemocionais na escola: guia prático da Educação Infantil ao Ensino Fundamental Curitiba: Juruá, 2019.
GRAHAM, A. Como escrever e usar estudos de caso para ensino e aprendizagem no setor público. Brasília: ENAP, 2010.
RILTON, J. Comunicação Emocional: a arte da empatia. Campinas, SP: Unitá, 2020.
ROESCH, S. M. A. Como narrar um caso para ensino. Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração, p. d2, jan. 2011.
ROESCH, S. M. A. Notas sobre a construção de casos para ensino. Revista de Administração Contemporânea, v. 11, n. 2, p. 213-234, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ronilson Fernandes da Silva, Flávia Roldan Viana, Max Leandro de Araújo Brito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.