“Olha, professor, parece que ela não gosta de meninos!”
Palavras-chave:
casos de ensino, competências socioemocionais, formação de professoresResumo
Este caso de ensino tem como objetivo problematizar e discutir sobre as questões socioemocionais dos estudantes e o papel da escola e dos professores perante situações de crises familiares que reverberam no espaço de sala de aula. Este caso baseia-se em uma história real, entretanto, todos os personagens tiveram seus nomes alterados e algumas informações, como nome da cidade e da escola, foram modificadas para preservar a identidade dos envolvidos. Neste caso, uma estudante vivia dilemas familiares que passavam pela inconformidade com a mudança ocorrida em sua vida e na de sua família, bem como pela falta de compreensão de seus pais em relação a seu estado emocional. Tudo isso afetava diretamente seu aprendizado e, acima de tudo, colocava em risco a sua saúde. Desse modo, este caso pode ser aplicado na formação inicial e/ou continuada de professores, nos cursos de licenciatura, de um modo geral, ou na pós-graduação, como subsídio para discussão de temas pertinentes ao papel do professor perante questões socioemocionais dos estudantes na escola.
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Referências
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