Trilhando aventuras literárias: Uma experiência transformadora de extensão com crianças na educação infantil
Palavras-chave:
Educação Infantil, Etnografia, Extensão, LiteraturaResumo
Este relatório de experiência apresenta e discute um caso de um projeto de extensão realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). A base teórica é fundamentalmente o livro “Extensão ou Comunicação?” de Paulo Freire. No entanto, em conjunto com essa fundamentação teórica, incorporamos casos e práticas da etnografia para orientar o processo de extensão e nossa imersão no ambiente escolar. Assim, nossa diretriz principal foi reconhecer as crianças como protagonistas autônomas do processo de ensino-aprendizagem e valorizar os seus conhecimentos e suas múltiplas formas de expressão. Os resultados alcançados são diversos. Por meio da execução do projeto, cultivamos o interesse pela leitura nas crianças e, ao mesmo tempo, aprendemos novas formas de ler e compreender o mundo juntamente com elas. O projeto enfatizou a importância de criar um ambiente acolhedor no qual as crianças possam explorar sua autonomia e se envolver ativamente no processo de aprendizagem. Ao incorporar perspectivas etnográficas, obtivemos insights mais profundos sobre as experiências das crianças e desenvolvemos uma abordagem mais inclusiva e culturalmente responsiva à educação. Este projeto serve como um testemunho do poder de combinar fundamentos teóricos com aplicações práticas para promover experiências de aprendizagem significativas tanto para as crianças quanto para os educadores.
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