Trilhando aventuras literárias: Uma experiência transformadora de extensão com crianças na educação infantil

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil, Etnografia, Extensão, Literatura

Resumo

Este relatório de experiência apresenta e discute um caso de um projeto de extensão realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). A base teórica é fundamentalmente o livro “Extensão ou Comunicação?” de Paulo Freire. No entanto, em conjunto com essa fundamentação teórica, incorporamos casos e práticas da etnografia para orientar o processo de extensão e nossa imersão no ambiente escolar. Assim, nossa diretriz principal foi reconhecer as crianças como protagonistas autônomas do processo de ensino-aprendizagem e valorizar os seus conhecimentos e suas múltiplas formas de expressão. Os resultados alcançados são diversos. Por meio da execução do projeto, cultivamos o interesse pela leitura nas crianças e, ao mesmo tempo, aprendemos novas formas de ler e compreender o mundo juntamente com elas. O projeto enfatizou a importância de criar um ambiente acolhedor no qual as crianças possam explorar sua autonomia e se envolver ativamente no processo de aprendizagem. Ao incorporar perspectivas etnográficas, obtivemos insights mais profundos sobre as experiências das crianças e desenvolvemos uma abordagem mais inclusiva e culturalmente responsiva à educação. Este projeto serve como um testemunho do poder de combinar fundamentos teóricos com aplicações práticas para promover experiências de aprendizagem significativas tanto para as crianças quanto para os educadores.

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Biografia do Autor

Diego Vinícius Brito dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), Especialista em Ciências Sociais, Gestão Escolar e Direitos Humanos pela Faculdade Focus (FFOCUS) e Especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Doutorando em Filosofia pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFRN (CCHLA-PPGFil-UFRN).

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Publicado

30-05-2024

Como Citar

SANTOS, D. V. B. dos; LIMA, J. P. de .; SOUZA, M. de F. D. de. Trilhando aventuras literárias: Uma experiência transformadora de extensão com crianças na educação infantil. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e33227, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/33227. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Casos, Objetos Educacionais e Relatos de Experiência