Trilhando aventuras literárias: Uma experiência transformadora de extensão com crianças na educação infantil

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil, Etnografia, Extensão, Literatura

Resumo

Este relatório de experiência apresenta e discute um caso de um projeto de extensão realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). A base teórica é fundamentalmente o livro “Extensão ou Comunicação?” de Paulo Freire. No entanto, em conjunto com essa fundamentação teórica, incorporamos casos e práticas da etnografia para orientar o processo de extensão e nossa imersão no ambiente escolar. Assim, nossa diretriz principal foi reconhecer as crianças como protagonistas autônomas do processo de ensino-aprendizagem e valorizar os seus conhecimentos e suas múltiplas formas de expressão. Os resultados alcançados são diversos. Por meio da execução do projeto, cultivamos o interesse pela leitura nas crianças e, ao mesmo tempo, aprendemos novas formas de ler e compreender o mundo juntamente com elas. O projeto enfatizou a importância de criar um ambiente acolhedor no qual as crianças possam explorar sua autonomia e se envolver ativamente no processo de aprendizagem. Ao incorporar perspectivas etnográficas, obtivemos insights mais profundos sobre as experiências das crianças e desenvolvemos uma abordagem mais inclusiva e culturalmente responsiva à educação. Este projeto serve como um testemunho do poder de combinar fundamentos teóricos com aplicações práticas para promover experiências de aprendizagem significativas tanto para as crianças quanto para os educadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Vinícius Brito dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), Especialista em Ciências Sociais, Gestão Escolar e Direitos Humanos pela Faculdade Focus (FFOCUS) e Especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Doutorando em Filosofia pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFRN (CCHLA-PPGFil-UFRN).

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Plano Nacional de Educação (PNE), Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Diário Oficial da União, Brasília, 26 jun. 2014. Seção 1, p. 1.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.

DE MATTOS, C. L. G.; DE CASTRO, P. A. (Organizadoras). Etnografia e educação: conceitos e usos. Campina Grande: EDUEPB, 2011.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação?. Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira e prefácio de Jacques Chonchol. 7. ed. Rio de Janeiro: Terra e Paz, 1983.

HEIDEGGER, Martin. Sobre o “Humanismo”. In: Conferências e Escritos Filosóficos. Tradução e notas de Ernildo Stein. São Paulo: Abril Cultural, 1973. p. 345-373.

MARTINS, A. F. A etnografia na educação: Reflexões sobre a metodologia adotada em pesquisas no âmbito do ensino fundamental. Linhas Crí­ticas, [S. l.], v. 3, n. 3-4, p. 61-68, 1997. Disponível em: https://doi.org/10.26512/lc.v3i3-4.2638. Acesso em: 05 jun. 2023.

MARQUES, V. L. M. de L. A importância da leitura na educação infantil. Revista Primeira Evolução, São Paulo, v. 1, n. 38, p. 115-121, 2023. Disponível em: https://primeiraevolucao.com.br/index.php/R1E/article/view/402. Acesso em: 07 jun. 2023.

MONTENEGRO, Elizandra Silva. Literatura infantil e formação de leitores: caminhos que se cruzam. 51f. (Trabalho de conclusão de curso, Graduação em Pedagogia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. Disponível em: https://dspace.bc.uepb.edu.br/xmlui/handle/123456789/10458. Acesso em: 16 jun. 2023.

ROBERTO, Michele Aparecida da Rocha; SANTIAGO, Gilberto da Silva; FERREIRA, Geraldo Generoso. A leitura na Educação Infantil: uma prática plural. Revista Educação Pública, v. 20, n. 40, 20 de outubro de 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/40/a-leitura-na-educacao-infantil-uma-pratica-plural. Acesso em: 20 jun. 2023.

SCHNEKENBERG, G. F.; OLIVEIRA, G. S.; LIMA JUNIOR, E. B. A prática etnográfica na pesquisa educacional: apontamentos primordiais da relação entre educação e antropologia. Cadernos da Fucamp, v. 20, n. 44, p. 16-35, 2022. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2355. Acesso em: 23 jun. 2023.

Downloads

Publicado

30-05-2024

Como Citar

SANTOS, D. V. B. dos; LIMA, J. P. de .; SOUZA, M. de F. D. de. Trilhando aventuras literárias: Uma experiência transformadora de extensão com crianças na educação infantil. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e33227, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/33227. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Casos, Objetos Educacionais e Relatos de Experiência