Transformando o aprendizado: uma proposta de um bot educacional para auxiliar o professor - RN

Autores

Palavras-chave:

Assistentes Virtuais Educacionais; Bot para aprendizado; Chatbot;

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência sobre o desenvolvimento e implementação de um Assistente Virtual Educacional baseado em Processamento de Linguagem Natural (PLN) com o objetivo propor uma ferramenta computacional para auxiliar a realização de tarefas durante o processo de ensino-aprendizagem.. O Assistente Virtual foi projetado para estabelecer uma comunicação eficaz entre alunos e professores, oferecendo suporte personalizado e acessível. Além disso, o artigo explora a integração do assistente em servidores do Discord, proporcionando um ambiente familiar para interação educacional. Ao longo do texto, são abordadas as funcionalidades inovadoras do Assistente Virtual Educacional e seu impacto positivo na interação e colaboração entre os participantes do ambiente educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Orivaldo Vieira de Santana Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor e mestre pelo Centro de Informática da UFPE. Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia. Professor Adjunto da ECT/UFRN e Professor do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PPgCTI) . Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Aprendizagem de Máquina, Ciência de Dados Educacionais, Robótica Educacional e Indústria 4.0.

Referências

ALLAHYARI, M. et al. A brief survey of text mining: Classification, clustering and extraction techniques. arXiv preprint arXiv:1707.02919, 2017.

BEYSOLOW II, Taweh. What is natural language processing?. In: Applied Natural Language Processing with Python: Implementing Machine Learning and Deep Learning Algorithms for Natural Language Processing, p. 1-12. 2018.

DANTAS, Marcus Paulo Soares. Trabalho de conclusão de curso (TCC) na engenharia de computação. Rio Grande do Norte: UFRN, 2022.

ROSSI, J. C. M.; KOIKE, C. Y. LPBOT: Um assistente virtual de apoio ao ensino de programação. Disponível em: <https://sol.sbc.org.br/index.php/latinoware/article/view/22980>. Acesso em: 8 ago. 2023.

TIJIBOY, A. V. et al. Compreendendo a mediação do tutor a distância. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 7, n. 1, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.13913. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13913>. Acesso em: 17 ago. 2023.

ORTIZ-OSPINA, Esteban. The rise of social media. Published online at OurWorldInData.org, 2019. Disponível em: <https://ourworldindata.org/rise-of-social-media. Acesso em: 8 mai. 2024>. Acesso em: 08 mai. 2024.

Downloads

Publicado

30-05-2024

Como Citar

PINTO, L. A. S. .; ARAÚJO, I. A. F. .; SANTANA JÚNIOR, O. V. de . Transformando o aprendizado: uma proposta de um bot educacional para auxiliar o professor - RN. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e33870, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/33870. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Cosultoria, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo