A influência da autorregulação da aprendizagem no desempenho da disciplina de lógica de programação
Palavras-chave:
Autorregulação da Aprendizagem, Administração de Estudos, Predição do DesempenhoResumo
A disciplina de Lógica de Programação (LOP) tem sido foco de vários estudos, por se tratar de um dos temas da educação 4.0 e devido ao seu alto índice de reprovação. Como a autorregulação da aprendizagem tem influência direta no desempenho acadêmico dos discentes, entender o processo de ensino-aprendizagem e a autorregulação na disciplina é primordial para que haja mitigação desse insucesso e, consequentemente, a diminuição da evasão. Este artigo tem por finalidade analisar a relação entre as habilidades individuais (autorregulação da aprendizagem, administração do tempo e condição dos estudos) e o desempenho na disciplina LOP, no ensino presencial, em turmas do Bacharelado em Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no segundo semestre 2019. Para tanto, nos baseamos em contribuições dos estudos de Zimmerman (1989,1990), Schunk (2005), entre outros. A pesquisa é de natureza quantitativa, em que a coleta dos dados foi realizada através de questionário on-line, para obtenção de dados demográficos e de autorregulação de estudos. Os resultados evidenciaram que os discentes não se preocupam em aprofundar o conteúdo estudado, não escolhem ambientes adequados para a aprendizagem e existe falta de hábito e disciplina nos estudos, explicando o grande número de insucesso (reprovação) na disciplina.
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