A influência da autorregulação da aprendizagem no desempenho da disciplina de lógica de programação

Autores

Palavras-chave:

Autorregulação da Aprendizagem, Administração de Estudos, Predição do Desempenho

Resumo

A disciplina de Lógica de Programação (LOP) tem sido foco de vários estudos, por se tratar de um dos temas da educação 4.0 e devido ao seu alto índice de reprovação. Como a autorregulação da aprendizagem tem influência direta no desempenho acadêmico dos discentes, entender o processo de ensino-aprendizagem e a autorregulação na disciplina é primordial para que haja mitigação desse insucesso e, consequentemente, a diminuição da evasão. Este artigo tem por finalidade analisar a relação entre as habilidades individuais (autorregulação da aprendizagem, administração do tempo e condição dos estudos) e o desempenho na disciplina LOP, no ensino presencial, em turmas do Bacharelado em Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no segundo semestre 2019. Para tanto, nos baseamos em contribuições dos estudos de Zimmerman (1989,1990), Schunk (2005), entre outros.  A pesquisa é de natureza quantitativa, em que a coleta dos dados foi realizada através de questionário on-line, para obtenção de dados demográficos e de autorregulação de estudos. Os resultados evidenciaram que os discentes não se preocupam em aprofundar o conteúdo estudado, não escolhem ambientes adequados para a aprendizagem e existe falta de hábito e disciplina nos estudos, explicando o grande número de insucesso (reprovação) na disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMOROSO, Danilo. O que é Web 2.0? Disponível em: http://www.tecmundo.com.br/web/183-o-que-e-web-2-0-. Acesso em: 12 mar. 2016.

BANDURA, A.; AZZI, R. G.; POLYDORO, S. A. et al. Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, 2008.

BOEKAERTS, M. Self-regulated learning: A new concept embraced by researchers, policy makers, educators, teachers, and students. Learning and Instruction, v. 7, n. 2, p. 161-186, 1997.

BOUFFARD, T.; VEZEAU, C.; BORDELEAU, L. A developmental study of the relation between combined learning and performance goals and students' self‐regulated learning. British Journal of Educational Psychology, v. 68, n. 3, p. 309-319, 1998.

CHENG, C. K. E. The role of self-regulated learning in enhancing learning performance. In: IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies (5th: 2005: Kaohsiung, Taiwan). Proceedings... Los Alamitos: IEEE Computer Society, 2005. p. 383-387.

CORNO, L.; MANDINACH, E. B. The role of cognitive engagement in classroom learning and motivation. Educational Psychologist, v. 18, p. 88-108, 1983.

FERREIRA, M. A.; CASAGRANDE, L. S. Espaços, existências e resistências: mulheres na pós-graduação da Tecnológica. Revista Periódicus, v. 1, n. 11, p. 404-430, 2019.

GANGA, Gilberto Miller Devós. Trabalho de conclusão de curso (TCC) na engenharia de produção. São Paulo: Atlas, 2012.

GIRAFFA, M. M.; DA COSTA MORA, M. Evasão na disciplina de algoritmo e programação: um estudo a partir dos fatores intervenientes na perspectiva do aluno. In: Congressos CLABES, 2013.

GOHN, Maria da Glória. Abordagens Teóricas no Estudo dos Movimentos Sociais na América Latina. Caderno CRH, v. 21, n. 54, p. 439-455, set./dez. 2008.

KUMAR, V. et al. Effects of self-regulated learning in programming. In: IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies (5th: 2005: Kaohsiung, Taiwan). Proceedings... Los Alamitos: IEEE Computer Society, 2005. p. 383-387.

LEY, K.; YOUNG, D. B. Instructional principles for self-regulation. Educational Technology Research and Development, v. 49, n. 2, p. 93-103, 2001.

MANZATO, A. J.; SANTOS, A. B. A elaboração de questionários na pesquisa quantitativa. Departamento de Ciência de Computação e Estatística–IBILCE–UNESP, 2012. 17 p.

MARCONI, M. D. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica-5ª ed. São Paulo: Atlas, 2003.

PASCOAL, T. A.; BRITO, D. M.; RÊGO, T. G. Uma abordagem para a previsão de desempenho de alunos de Computação em disciplinas de programação. In: Nuevas Ideas en Informática Educativa TISE, 2015. p. 454-458.

PINTO, L. A. S.; ARAÚJO, I. A. F.; SANTANA JÚNIOR, O. V. de. Transformando o aprendizado: uma proposta de um bot educacional para auxiliar o professor - RN. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e33870, 2024.

PINTRICH, P. R. A conceptual framework for assessing motivation and self-regulated learning in college students. Educational Psychology Review, v. 16, n. 4, p. 385-407, 2004.

PRIETCH, S. S.; PAZETO, T. A. Estudo sobre a Evasão em um Curso de Licenciatura em Informática e Considerações para Melhorias. WEIBASE, Maceió/AL, 2010.

PRODANOV, C. C.; DE FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico-2ª ed. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2013.

RYAN, R. M.; DECI, E. L. Self-determination theory and the facilitation of intrinsic motivation, social development, and wellbeing. American Psychologist, v. 55, p. 68-78, 2000.

SCHUNK, D. H. Commentary on self-regulation in school contexts. Learning and Instruction, v. 15, n. 2, p. 173-177, 2005.

SCHUNK, D. Social Cognitive Theory and Self-regulated Learning. In: SCHUNK, D.; ZIMMERMAN, B. J. (Eds.) Self-regulated learning and academic achievement: theoretical perspectives. 2. ed. New York: Lawrence Erlbaum Associates, 2001. p. 125-151.

SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas. último acesso: 26 out. 2019. Disponível em: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/home.jsf.

TAMANDARÉ, B. L. et al. Discurso de masculinidade e feminilidade presentes no curso de Engenharia Civil do IFBA-Campus Eunápolis. Pindorama, v. 8, n. 8, p. 14-14, 2019.

ZIMMERMAN, B. J. A social cognitive view of self-regulated academic learning. Journal of Educational Psychology, v. 81, n. 3, p. 329, 1989.

ZIMMERMAN, B. J.; PONS, M. M. Development of a structured interview for assessing student use of self-regulated learning strategies. American Educational Research Journal, v. 23, n. 4, p. 614-628, 1986.

Downloads

Publicado

16-08-2024

Como Citar

SANTOS, L. F. dos .; SILVA, I. R. de M. .; MEDEIROS, H. R. de .; CÂMARA NETO, V. R. . .; PINTO, L. A. S.; ARAÚJO, I. A. F. .; SANTANA JÚNIOR, O. V. de. A influência da autorregulação da aprendizagem no desempenho da disciplina de lógica de programação. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e37025, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/37025. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais, Humanas e Sociais