Contrato de promessa de compra e venda de imóvel: caso para ensino com possibilidade de simulação da contratação
Palavras-chave:
Contrato preliminar, Princípio da boa-fé objetiva, Vedação ao comportamento contraditório, Caso para ensinoResumo
O presente caso de ensino, desenhado para aplicação no âmbito do Direito Civil, descreve a situação fática e jurídica em que se encontra um casal de promitentes compradores de um bem imóvel, cuja negociação, em sede de contrato preliminar, contou com a participação apenas de um dos cônjuges na posição de promitente vendedor, o que deu ensejo à problemática que se almeja discutir em sala de aula. Nesse contexto, após a celebração do preliminar, os promitentes compradores, além de descobrirem que o imóvel não estava registrado no nome do promitente vendedor, tiveram que arcar com os débitos do imóvel e realizar os devidos adimplementos, ocasião em que buscaram auxílio advocatício, na tentativa de escriturar o bem. Diante disso, pretende-se colocar os discentes numa posição de tomadores de decisões, no objetivo de levá-los à reflexão acerca dos aspectos sociais e jurídicos que permeiam o problema, analisando os principais institutos jurídicos envolvidos na situação, tais como a validade do pactuado entre as partes, o princípio da boa-fé objetiva e a vedação ao comportamento contraditório, no fito de que os alunos se posicionem como se fossem os julgadores da demanda.
Downloads
Referências
ARRUDA, André Luís Silvestre. Caso de Ensino com Notas de Ensino Nakata Automotiva - "Uma empresa para vencer ou para durar". Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas). Fundação Getúlio Vargas. São Paulo, p. 106, 2019.
BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Recurso Especial nº 95.539/SP. Quarta Turma. Relator Ministro Ruy Rosado Aguiar. DJ 3 set. 1996.
BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Secretaria de Jurisprudência. Jurisprudência em Teses: dos Contratos de Promessa de Compra e Venda e de Compra e Venda de Bens Imóveis. Edição n° 110. Brasília, 21 de setembro de 2018. Disponível em: https://www.stj.jus.br/internet_docs/jurisprudencia/jurisprudenciaemteses/Jurisprud%C3%AAncia%20em%20Teses%20110%20-%20Da%20Promessa%20e%20da%20Compra%20e%20Venda%20de%20Im%C3%B3veis%20-%20II.pdf. Acesso em: 26 jul. 2023.
MENEZES, Maria Arlinda de Assis Menezes. Case method and case study: an epistemological approach. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.35, n.1, p. 129-143, jan./abr. 2009.
ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Como narrar um caso para ensino. GV Casos - Rev. Bras. de Casos de Ensino em Administração, 2011. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/gvcasos/article/download/3710/2328>. Acesso em 4 mai. 2015.
TAGLIAVINI, João Virgílio. Aprender e ensinar direito: para além do direito que se ensina errado. São Carlos: Edição do Autor, 2013.
WAGNER, F. C.; KELLER-FRANCO, E.; SOUZA, D. C. D. B. N. de. Elaboração de casos de ensino para o curso de direito. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 47, n. 3, p. 1118–1138, 2023. DOI: 10.5216/ia.v47i3.72993. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/72993. Acesso em: 9 jul. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fabio Luiz de Oliveira Bezerra, Lívia Carmélia Nascimento Costa, Ana Julia Lopes Palmeira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.