Educação em Doses Controladas: A Medicalização da Educação e o Trabalho Docente sob a Perspectiva da Teoria Histórico-Cultural

Autores

Palavras-chave:

Medicalização da educação; Teoria Histórico-Cultural; trabalho docente; formação crítica

Resumo

O artigo aborda a medicalização da educação e seus impactos no contexto escolar, fundamentando-se na Teoria Histórico-Cultural. Esse fenômeno refere-se à tendência de traduzir dificuldades escolares em diagnósticos médicos, geralmente acompanhados de prescrição de medicamentos, diferenciando-se da medicamentalização, caracterizada pelo uso indiscriminado de fármacos. A perspectiva histórico-cultural compreende o desenvolvimento humano como processo mediado e socialmente construído, contrapondo-se à visão reducionista da medicalização, que individualiza problemas educacionais e ignora determinantes socioeconômicos e institucionais. Discute o aumento de diagnósticos como TDAH e TEA e a crescente medicalização de crianças e adolescentes, bem como a influência das políticas neoliberais na precarização do trabalho docente, marcada por sobrecarga, perda de autonomia e alienação. A lógica capitalista, ao padronizar o ensino e normalizar comportamentos, contribui para a exclusão de sujeitos que não se adequam às normas vigentes. Conclui-se, com base nesta pesquisa bibliográfica, pela urgência de uma formação docente articulada a investimentos estruturais que viabilizem práticas pedagógicas emancipatórias e não medicalizantes, conforme propõe a Teoria Histórico-Cultural.

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Biografia do Autor

Maria da Apresentação Barreto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Psicóloga e Licenciada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1989), mestre em Educação em Saúde pela Universidade de Fortaleza (2003) , doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007). Pós Doutora em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá e professora no Programa de Pós Graduação em Educação Especial.

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Publicado

17-10-2025

Como Citar

SILVA, Kessiane Sales Izidim da; BARRETO, Maria da Apresentação. Educação em Doses Controladas: A Medicalização da Educação e o Trabalho Docente sob a Perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 16, n. 1, p. e40133, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/40133. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos