Deficiência como Construção Social: evolução histórica e implicações para educação inclusiva brasileira

Autores

Palavras-chave:

Deficiência; História; Educação Especial; Legislações.

Resumo

A compreensão social sobre a deficiência passou por transformações históricas marcantes, oscilando entre marginalização e reconhecimento de direitos. Este artigo tem como objetivo resgatar essas concepções desde a Antiguidade até a contemporaneidade e analisar seus desdobramentos no campo educacional brasileiro. Utilizou-se metodologia qualitativa de revisão narrativa de literatura, com base em obras clássicas e documentos normativos. Os resultados apontam que, enquanto na Antiguidade e na Idade Média a deficiência era tratada como anomalia a ser excluída ou tolerada, a Modernidade científica deslocou a discussão para modelos médicos de “correção”. No século XX, o reconhecimento de pessoas com deficiência como sujeitos de direitos promoveu avanços em tecnologia assistiva e políticas públicas de inclusão, mas sem eliminar totalmente estigmas e práticas excludentes. No Brasil, a incorporação de princípios constitucionais e a adoção de legislações específicas transformaram a Educação Especial, tornando-a preferencialmente uma modalidade integrada à rede regular. Conclui-se que a deficiência constitui um construto social, moldado por barreiras ambientais e atitudinais. Para avançar na inclusão efetiva, é imprescindível aliar políticas robustas a uma mudança cultural que valorize a diversidade como princípio ético e político.

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Publicado

17-10-2025

Como Citar

SILVA, Maria Izabelli Cassiano da; MEDEIROS, Blenda Carine Dantas de. Deficiência como Construção Social: evolução histórica e implicações para educação inclusiva brasileira. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 16, n. 1, p. e40450, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/40450. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos