O DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO GERENCIAL: UM ESTUDO DE CASO NA PAPELARIA E LIVRARIA A MINA DE OURO
Palabras clave:
Diagnóstico Organizacional; Papelaria e Livraria A Mina de Ouro; Ambiente Competitivo; Estrutura Organizacional.Resumen
Este artigo analisa a importância do diagnóstico organizacional para o processo de tomada de decisão gerencial através de um estudo de caso na Papelaria e Livraria A Mina de Ouro, situada na cidade de Currais Novos/RN, através de um levantamento de informações sobre a administração da mesma em dois níveis: ambiente competitivo e estrutura organizacional. Em termos de metodologia foi desenvolvido um estudo descritivo e exploratório através da caracterização da empresa e de uma investigação a fontes primárias e secundárias. Como resultado, evidenciou-se um forte crescimento da concorrência através de empresas de diferentes áreas comerciais que estão satisfazendo as necessidades dos consumidores com produtos e serviços similares. Além disso, constatou-se a importância da organização desenvolver um monitoramento mais constante dos concorrentes a fim de estabelecer um planejamento estratégico da empresa no mercado. Em relação à estrutura organizacional, uma reorganização das funções e atribuições dos funcionários é apresentada como solução para a delegação eficiente de poder de decisão à equipe.
Descargas
Citas
AUSTIN, J. Managing in Developing Countries: Strategic Analysis and Operating Techniques. New York: The Free Press, 1990. p. 29-39, 108-115.
BHARGAVA, S.; MATHUR, R. An empirical study on transforming 21st century organizations through values. [online] Disponível em: http://www.giusepperusso.com.br/culturaorganizacional/importancia2.html. Arquivo consultado em 30 de Março de 2010.
CHIAVENATO, I. Vamos abrir um novo negócio. São Paulo: Makcon, 1994.
GOCCO, L; GUTTMAM, E. Consultoria Empresarial. São Paulo: Saraiva, 2005.
KISIL, R. Elaboração de projetos e propostas para organizações da sociedade civil. São Paulo: Editora Global, 2001.
KOTLER, P. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
PRADO FILHO, H. R. Estratégia imprescindível. Revista Banas Qualidade, n 132, maio/2003, p.3.
SELLTIZ, C.; JAHODA, M.; DEUTCH, M.; COOK, S. Métodos de Pesquisa nas Relações Sociais. São Paulo: Ed. EPU, 1974.