GRUPO DE INTERESSE: UMA ESTRATÉGIA DE COMPETITIVIDADE
Palabras clave:
Grupo de Interesse; reunião de pessoas; objetivos comuns; Natura.Resumen
O presente trabalho foi realizado através de uma revisão bibliográfica acerca do tema Grupo de Interesse, que é definido, segundo Cruz como sendo a reunião de pessoas de diversas áreas, geralmente de forma temporária, na busca de atingir objetivos comuns, aproveitando a sinergia e a força criativa, potencialmente, maior do grupo. O trabalho além de focar o tema grupo de interesse, também explana sobre grupos de forma generalizada, definindo-o como um conjunto de pessoas, movidas por necessidades semelhantes, que se reúnem em torno de uma tarefa específica, para melhor entendimento do assunto focado. No trabalho, ainda é apresentado e analisado um case sobre a área de inovação da Natura, objetivando tratar o assunto em pauta, também na prática. Por fim, concluí-se que o que difere grupos de interesse do simples conceito de grupo é o resultado de produtividade acima da média se comparada a outras metodologias de organização de pessoas.
Descargas
Citas
BERGAMINI, C. W. Psicologia Aplicada à Administração de Empresas: psicologia do comportamento organizacional- 3. ed. São Paulo: Atlas, 1982.
CRUZ, T. Sistemas, organizações & métodos. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2002. Cap. 7. Novas Estruturas Organizacionais, p. 147-75.
PEREIRA, P.T. Governabilidade, grupos de pressão e o papel do Estado in A Reforma do Estado em Portugal: problemas e perspectivas. Lisboa: Bizâncio, 2000.
PICHÓN-RIVIERE. GRUPO. Disponível em: <http://planassiste.pgr.mpf.gov.br/ informes/grupo5.pdf>. Acesso em: 05 fevereiro 2010.
ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional. São Paulo: Prentice Hall, 2002.