ÉTICA EMPRESARIAL COMO ESTRATÉGIA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

Autores

  • Adriana de Fátima Valente Bastos Universidade Federal da Paraíba
  • Suelen Santos de Melo Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Ética nas organizações; Responsabilidade Social; Marketing.

Resumo

Nos últimos quarenta anos o tema responsabilidade social corporativa tem, cada vez mais, despertado o interesse e o debate nos meios acadêmico e empresarial. Neste sentido procura-se, neste trabalho, explicitar os mais importantes conceitos sobre responsabilidade social e sobre ética, bem como, a evolução do primeiro. Além disto, busca-se descrever os determinantes que implicaram no surgimento do atual conceito de responsabilidade social, os comportamentos empresariais considerados socialmente responsáveis e o retorno obtido pelas empresas através desta atuação. Sendo assim, temos que o conceito de cidadania empresarial para não ter sua prática limitada a projetos específicos, precisa ser desenvolvido num espectro mais amplo, envolvendo toda a organização, incorporando a performance social corporativa e tendo como de fundo o desenvolvimento sustentável. E, o conceito de responsabilidade social corporativa requer, a sua incorporação à orientação estratégica da empresa refletida em desafios éticos para as diferentes dimensões do negócio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, M. M. de. Como preparar trabalhos para curso de pós-graduação: noções práticas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

ASHLEY, P. A., COUTINHO G, TOMEI R. B. P. A Responsabilidade Social Corporativa e Cidadania Empresarial: Uma análise conceitual comparativa. Enanpad. 2001.

BULGARELLI, Waldírio. Sociedades comerciais. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1993, p. 22.

CALDAS JÚNIOR., L. M., “Além do Mercado, Contribuir para um Mundo Melhor entra na Pauta de Empresários que Enxergam mais Longe”. Disponível em: http://www.aberje.com.br. Acesso em 17/08/2008.

COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de Pesquisa em Administração. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.

D’ AMBRÓSIO, D. e MELLO, P. C. P.> “A Responsabilidade que dá Retorno Social”, in: Gazeta Mercantil, São Paulo, 10/11/2007.

DUARTE, G. D. e DIAS, J. M. Responsabilidade Social. A Empresa Hoje. LTC Editora. Fund. Assistencial Brahma. São Paulo, 1986.

DRUCKER, P. Administração em Tempo de Grandes Mudanças. São Paulo: Pioneira, 1999.

GUIMARÃES, H. W. M. “Responsabilidade Social da Empresa: Uma Visão Histórica de sai Problemática”, in: Revista de Administração de Empresas, v.24, ano4, pp.211219, out/dez. 1984.

GRAYSSON, D. e HODGES, A. Compromisso Social e Gestão Empresarial. São Paulo: Publifolha, 2002.

INSTITUTO ETHOS. Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial: http://www.ethos.org.br>

__________________. Formulação e Implantação de Código de Ética em Empresas: Reflexão e Sugestões, In: Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, São Paulo, 2000.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: Análise, Planejamento e Controle. 3ed. São Paulo: Atlas, 1993.

KREITLON, M. P., “Responsabilidade Social Empresarial Versus Racionalidade Econômica: A Perspectiva de Amartya Sem”, in: IX Colóquio Internacional Sobre Poder Local. Salvador: Escola de Administração – EAUFBA/ NEPOL, jun. de 2003.

LEIPZIGER, D., SA8000 – The Definitive Guide to the New Social Standrad.

LIMA, M. (2002). Responsabilidade social: apoio das empresas privadas brasileiras à comunidade e os desafios da parceria entre elas e o terceiro setor. Em Responsabilidade social das empresas: a contribuição das universidades. São Paulo/Petrópolis: Instituto Ethos.

MAXIMIANO, Antônio César Amaru. Teoria geral da administração. São Paulo: Atlas, 1974, p. 294.

MELO NETO, F. P. de e FRÓES, C. Gestão da Responsabilidade Social Corporativa: O Caso Brasileiro. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.

NASH, L. Ética nas Empresas – Guia prático para soluções de problemas

Éticos nas Empresas. São Paulo: Makron Books, 2001.

OLIVEIRA, J. A. “Responsabilidade Social em Pequenas e Médias Empresas”, In: Revista de Administração de Empresas, Rio de Janeiro, 24(4): 203-210, out./dez. 1984. Resumo da Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Universidade do Rio Grande do Sul.

SOUZA FILHO, P. Ética nas Organizações modernas. Disponível em: http://www.guiarh.com.br/pp56.htm. Acesso em: 30 de Agosto de 2008.

VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de pesquisa em administração. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

Downloads

Publicado

01-04-2013

Como Citar

BASTOS, A. de F. V. .; MELO, S. S. de . ÉTICA EMPRESARIAL COMO ESTRATÉGIA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 4, n. 2, p. e423, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/21952. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos