ÉTICA EMPRESARIAL COMO ESTRATÉGIA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
Palabras clave:
Ética nas organizações; Responsabilidade Social; Marketing.Resumen
Nos últimos quarenta anos o tema responsabilidade social corporativa tem, cada vez mais, despertado o interesse e o debate nos meios acadêmico e empresarial. Neste sentido procura-se, neste trabalho, explicitar os mais importantes conceitos sobre responsabilidade social e sobre ética, bem como, a evolução do primeiro. Além disto, busca-se descrever os determinantes que implicaram no surgimento do atual conceito de responsabilidade social, os comportamentos empresariais considerados socialmente responsáveis e o retorno obtido pelas empresas através desta atuação. Sendo assim, temos que o conceito de cidadania empresarial para não ter sua prática limitada a projetos específicos, precisa ser desenvolvido num espectro mais amplo, envolvendo toda a organização, incorporando a performance social corporativa e tendo como de fundo o desenvolvimento sustentável. E, o conceito de responsabilidade social corporativa requer, a sua incorporação à orientação estratégica da empresa refletida em desafios éticos para as diferentes dimensões do negócio.
Descargas
Citas
ANDRADE, M. M. de. Como preparar trabalhos para curso de pós-graduação: noções práticas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1997.
ASHLEY, P. A., COUTINHO G, TOMEI R. B. P. A Responsabilidade Social Corporativa e Cidadania Empresarial: Uma análise conceitual comparativa. Enanpad. 2001.
BULGARELLI, Waldírio. Sociedades comerciais. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1993, p. 22.
CALDAS JÚNIOR., L. M., “Além do Mercado, Contribuir para um Mundo Melhor entra na Pauta de Empresários que Enxergam mais Longe”. Disponível em: http://www.aberje.com.br. Acesso em 17/08/2008.
COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de Pesquisa em Administração. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.
D’ AMBRÓSIO, D. e MELLO, P. C. P.> “A Responsabilidade que dá Retorno Social”, in: Gazeta Mercantil, São Paulo, 10/11/2007.
DUARTE, G. D. e DIAS, J. M. Responsabilidade Social. A Empresa Hoje. LTC Editora. Fund. Assistencial Brahma. São Paulo, 1986.
DRUCKER, P. Administração em Tempo de Grandes Mudanças. São Paulo: Pioneira, 1999.
GUIMARÃES, H. W. M. “Responsabilidade Social da Empresa: Uma Visão Histórica de sai Problemática”, in: Revista de Administração de Empresas, v.24, ano4, pp.211219, out/dez. 1984.
GRAYSSON, D. e HODGES, A. Compromisso Social e Gestão Empresarial. São Paulo: Publifolha, 2002.
INSTITUTO ETHOS. Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial: http://www.ethos.org.br>
__________________. Formulação e Implantação de Código de Ética em Empresas: Reflexão e Sugestões, In: Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, São Paulo, 2000.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing: Análise, Planejamento e Controle. 3ed. São Paulo: Atlas, 1993.
KREITLON, M. P., “Responsabilidade Social Empresarial Versus Racionalidade Econômica: A Perspectiva de Amartya Sem”, in: IX Colóquio Internacional Sobre Poder Local. Salvador: Escola de Administração – EAUFBA/ NEPOL, jun. de 2003.
LEIPZIGER, D., SA8000 – The Definitive Guide to the New Social Standrad.
LIMA, M. (2002). Responsabilidade social: apoio das empresas privadas brasileiras à comunidade e os desafios da parceria entre elas e o terceiro setor. Em Responsabilidade social das empresas: a contribuição das universidades. São Paulo/Petrópolis: Instituto Ethos.
MAXIMIANO, Antônio César Amaru. Teoria geral da administração. São Paulo: Atlas, 1974, p. 294.
MELO NETO, F. P. de e FRÓES, C. Gestão da Responsabilidade Social Corporativa: O Caso Brasileiro. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.
NASH, L. Ética nas Empresas – Guia prático para soluções de problemas
Éticos nas Empresas. São Paulo: Makron Books, 2001.
OLIVEIRA, J. A. “Responsabilidade Social em Pequenas e Médias Empresas”, In: Revista de Administração de Empresas, Rio de Janeiro, 24(4): 203-210, out./dez. 1984. Resumo da Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Universidade do Rio Grande do Sul.
SOUZA FILHO, P. Ética nas Organizações modernas. Disponível em: http://www.guiarh.com.br/pp56.htm. Acesso em: 30 de Agosto de 2008.
VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de pesquisa em administração. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2007.