Sobre a Revista
A revista reciberá novas submissões a partir de abril de 2025.
Foco e Escopo
A Revista de Casos e Consultoria é um periódico vinculado ao Grupo de Pesquisa Método do Caso, de acesso aberto. A revista aceita manuscritos em português, espanhol e inglês em todas as áreas do conhecimento, em especial sobre Casos para Ensino e Consultoria.
Políticas de Seção
A revista publica diversos tipos de contribuições acadêmicas, incluindo artigos originais, de revisão, de iniciação científica e de conferências, além de dossiês, ensaios, relatos de experiência, resenhas, objetos educacionais e casos para ensino. Todos os trabalhos submetidos passam por avaliação por pares.
Processo de Avaliação pelos Pares
A avaliação dos manuscritos é realizada por pares, preferencialmente por avaliadores externos à UFRN, utilizando o método de revisão duplo-cego. Cada manuscrito é analisado por, no mínimo, dois pareceristas, em pelo menos uma rodada de avaliação:
1) Após a submissão o editor de seção (ou pessoal de apoio) confere se todos os dados estão no arquivo e no sistema da revista, e se a submissão está adequada para a respectiva seção (o editor pode enviar o tralho para avaliação, pode enviar para outra seção ou pode recusar o trabalho e orientar para uma nova submissão);
2) A primeira rodada de avaliação começa e só é concluída quando os avaliadores e autores chegarem a um consenso sobre as mudanças realizadas no trabalho (se não tiver acordo o editor decide se muda os avaliadores, rejeita o trabalho ou pede para submeter novamente);
3) Sendo necessária, a segunda rodada de avaliação começa e só é concluída quando os avaliadores (diferentes dos que participaram da primeira rodada) e autores chegarem a um consenso sobre as mudanças realizadas no trabalho (se não tiver acordo o editor decide se muda os avaliadores, rejeita o artigo ou pede para submeter novamente);
4) Após a análise do editor, o autor envia a versão final do manuscrito, com o respectivo relatório do software de detecção de similaridades (possivelmente o CopySpider), e o memorial das mudanças realizadas no trabalho ao longo do processo de avaliação por pares.
Periodicidade
A Revista de Casos e Consultoria é um periódico anual.
Política de Acesso Livre
Esta Revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A Revista não cobra taxas. Assim, não são cobradas taxas para avaliação dos artigos, ou taxas para submissão de artigos.
Bases de Dados e Indexadores
Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal (Latindex)
Google Acadêmico
Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org)
Ética da publicação e declaração de negligência de publicação
E revista dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é responsabilidade crucial do autor, editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceito. Os autores que enviam artigos para a revista garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico.
A revista recomenda o uso da lista de verificação e fluxograma do CONSORT 2010 como condição de submissão ao relatar os resultados de um estudo randomizado. Modelos para estes podem ser encontrados no site da CONSORT [www.consort-statement.org] que também descreve várias extensões de lista de verificação CONSORT para diferentes projetos e tipos de dados além de dois testes paralelos de grupo. Os artigos devem relatar o conteúdo abordado por cada item da lista de verificação. O atendimento desses requisitos básicos aumentará as chances de eventual publicação.
A Revista está alinhada com as políticas de acesso aberto (Open Access), concorda e segue as recomendações indicadas pela Declaração de São Francisco sobre Avaliação da Pesquisa - DORA. A Declaração DORA está disponível em português em: https://sfdora.org/wp-content/uploads/2018/11/DORA_Brazilian-Portuguese.pdf
Políticas de Armazenamento e Distribuição
A revista adota uma política inclusiva em relação aos preprints, permitindo a submissão de trabalhos já armazenados em outras plataformas. Além disso, autoriza o armazenamento e acesso à versão preprint dos documentos submetidos em repositórios institucionais ou digitais. Após a aceitação do artigo, a versão pós-print do autor também pode ser armazenada e acessada nesses repositórios, assim como a versão pós-print final da revista.
A revista segue o modelo Verde, que permite o armazenamento e acesso a todas as versões (preprint e pós-print) em repositórios digitais. Os documentos são disponibilizados imediatamente após a aceitação, promovendo acesso aberto imediato. A publicação está licenciada sob a Creative Commons CC BY, permitindo distribuição, remixagem, adaptação e criação de obras derivadas, inclusive para fins comerciais, desde que seja dado o devido crédito ao autor original. Importante destacar que a revista não cobra nenhuma taxa de publicação.