TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO LOCAL: O COMÉRCIO ELETRÔNICO NA PROMOÇÃO DO COMÉRCIO JUSTO
Palavras-chave:
Tecnologia da Informação; Desenvolvimento Loca; E-commerce.Resumo
O acesso às novas tecnologias e a disseminação das que já estão sendo aplicadas tornou-se condição fundamental para a promoção do desenvolvimento. A informação passou a ser um ativo de extrema importância nessa nova sociedade que chamamos de sociedade do conhecimento. Dessa forma, entende-se que o incentivo a implantação de ferramentas de tecnologia da informação pode colaborar no fortalecimento do capital social de comunidades de baixa renda, e assim, alavancar processos de dinamização dos fluxos econômicos de um território. Esse estudo busca realizar uma breve revisão bibliográfica acerca da difusão e o incremento da Tecnologia da Informação e seus desdobramentos em iniciativas de desenvolvimento local. Serão discutidas ainda, formas de como tornar essa tendência acessível ao pequeno produtor por meio da proposta de um empreendimento de e-commerce para promover o escoamento de produtos oriundos do extrativismo agroecológico do bioma Cerrado goiano sob a ótica do comercio justo.
Downloads
Referências
ABRAMOVAY, R. Desenvolver os territórios fortalecendo o empreendedorismo de pequeno porte. 1° Fórum International Território, Desenvolvimento Rural e Democracia. Fortaleza, 2003.
BUARQUE, S. C.. Metodologia de planejamento do desenvolvimento local e municipal sustentável. Brasília, Distrito Federal: Projeto de Cooperação Técnica INCRA/IICA, 1999.
CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura. In: A Sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000. v. 1.
CASTELLS, M 2001. The Internet Galaxy. Reflections on the Internet, Business, and Society. Oxford : Oxford University Press.
FRETEL, A. C; SIMONCELLI-BOURQUE, E. O Comércio Justo e o Consumo Ético. Série Economia Solidária. DP&A editora.
GUEVARA, A. A.. Etica en la Sociedad de la Informacion: reflexiones desde America Latina. In: SEMINARIO INFOETICA, 2000, Rio de Janeiro.
HAVERI, A.. Strategy of comparative advantage in local communities. Oulasvirta, Lasse, 1996.
MARTELETO, R. M; SILVA, A. B. O. Redes e capital social: o enfoque da informação para o desenvolvimento local .Ci. Inf., Brasília, v. 33, n. 3, p.41-49, set./dez. 2004.
MILANI, C.. Teorias do capital social e desenvolvimento local: lições a partir da experiência de Pintadas (Bahia, Brasil). San José, Costa Rica: IV Conferência Regional ISTR-LAC, 2003.
NEGROPONTE, N. Uma visão sobre o desenvolvimento da tecnologia da informação (TI) e sua influência nos negócios e na sociedade.
OLIVEIRA, E. M. O. Empreendedorismo social no Brasil: atual configuração, perspectivas e desafios. Revista FAE Rev. FAE, Curitiba, v.7, n.2, p.9-18, jul./dez. 2004.
REZENDE Denis A., ABREU, Aline F. Tecnologia da Informação aplicada a Sistemas de Informações Empresariais. São Paulo: Atlas, 2000.
ROSSETI, A. G; MORALES, A. B. T. O papel da tecnologia da informação na gestão
do conhecimento .Ci. Inf., Brasília, v. 36, n. 1, p. 124-135, jan./abr. 2007.
SCHREIBER, Guus et al. Knowledge engnineering and management: the Common KADS methodology. Cambridge/Massachussets: MIT Press 2002. 932 p.
TIBURCIO, B. A; VALENTE, A. L. E. F. O comércio justo e solidário é alternativa para segmentos populacionais empobrecidos? Estudo de caso em Território Kalunga (GO). RER, Rio de Janeiro, vol. 45, nº 02, p. 497-519, abr/jun 2007 – Impressa em abril 2007.
WERTHEIN, J. A sociedade da informação e seus desafios . Ci. Inf., Brasília, v. 29, n. 2, p. 71-77, maio/ago. 2000.