REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO POR COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Autores

  • Júlio Francisco Blumetti Facó Universidade Nove de Julho
  • Alexandre Soares Cavalcante Universidade Nove de Julho
  • Ricardo Reolon Jorge Universidade Nove de Julho
  • Alexandre Acácio de Andrade Universidade Federal do ABC
  • Leandro Petarnella Universidade Federal do ABC
  • Alex Paubel Junger Universidade Federal do ABC

Palavras-chave:

tecnologia, ensino, investimento

Resumo

Definir o que é ensino de qualidade, ainda que de modo específico para o campo de C&T (Ciência e Tecnologia), não é uma tarefa que possa ser realizada com facilidade. Afinal, trata-se de um tema que dada a sua especificidade, é de natureza complexa e difusa fazendo com que, por isso mesmo, muitas pesquisas tenham sido realizadas ao longo dos anos, sem apresentar um modelo, ou, até mesmo, um caminho que possa ser considerado único ou universal. Assim, quais implicações estas novas perspectivas do processo de ensino-aprendizagem têm para investimentos em formação de recursos humanos em CT&I (Ciência, Tecnologia e Inovação)?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARCE, A. A pedagogia na era das revoluções: uma análise do pensamento de Pestalozzi e Froebel. Campinas/São Paulo: Autores Associados, 2002, 228 p.

CASTILHO, A.; FACÓ, J.F.B.; MANDEL, P. A. Conte a sua história: experiências inovadoras da e na UFABC. In: FACÓ, J.F.B.; MANDEL, P.A. (Org.). Aqui tem Inovação! 1ed. São Bernardo do Campo: EdUFABC, 2016, v. 1, p. 143-168.

CAVALCANTE, A.S. Ensino De Engenharia De Produção Em Perspectiva Comparada: O caso brasileiro e coreano. Monografia (Graduação em Engenharia de Gestão) – Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo, 2015, 89 p.

CAULY, O. Comenius: O pai da pedagogia moderna. Instituto Piaget, 1985, 343 p.

FAZENDA, I.C.A. Interdisciplinaridade: Um Projeto Em Parceria. 5. ed. São Paulo, SP: Loyola, 2002. 119 p.

PERRENOUD, P. Dez Novas Competências para Ensinar, Porto Alegre, Artmed Editora, 2000, 192 p.

RAMOS, M. Educação de qualidade e sua relação com C&T e inovação. Parc. Estrat. Brasília-DF v. 15, n. 31. Jul-dez 2010.

SILVA, T.T. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2017, 158 p.

SKINNER, B. Teorias de aprendizagem são necessárias? Rev. Brasileira de Análise do Comportamento. v. 1, nº1, 2005.

STRECK, D.R. Rousseau & A Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, 115 p.

ZANCAN, G.T. Educação científica: uma prioridade nacional. São Paulo Perspec. [online]. v.14, n.3, 2000.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente São Paulo: Martins Fontes. 1991, 168 p.

Downloads

Publicado

01-07-2016

Como Citar

FACÓ, J. F. B. .; CAVALCANTE, A. S. .; JORGE, R. R. .; ANDRADE, A. A. de .; PETARNELLA, L.; JUNGER, A. P. . REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO POR COMPETÊNCIAS E HABILIDADES. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 7, n. 3, p. e731, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/22676. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos