OS IMPACTOS DOS PROGRAMAS SOCIAIS E GOVERNAMENTAIS EM COMUNIDADE AFETADA POR EXPANSÃO ENERGÉTICA

Autores

  • Leandro Petanella Universidade Nove de Julho
  • Alex Paubel Junger Universidade Federal do ABC
  • Amélia Silveira Universidade Federal do ABC
  • Julio Facó Faculdade de Tecnologia Termomecânica
  • Luiz Henrique Amaral Universidade Cruzeiro do Sul

Palavras-chave:

Educação ambiental. Sustentabilidade. Impacto. Energia. Programa Cultivando Água Boa (CAB).

Resumo

A Educação Ambiental deve direcionar esforços para fomentar uma mobilização social, amparando a sustentabilidade e minimizando impactos. Frente a esta necessidade, este estudo buscou levantar o entendimento de uma comunidade afetada por programa de expansão energética quanto à educação ambiental, à sustentabilidade e aos impactos dos programas sociais e governamentais.  A pesquisa foi exploratória, com método qualitativo e técnica de análise de conteúdo. O software Primitive Word Counter foi utilizado para tratamento dos dados coletados. O estudo teve como campo de ação a cidade de Itaipulândia/PR, onde o programa Cultivando Água Boa (CAB) é sinônimo da concepção institucional apresentada pela Usina Hidroelétrica Binacional de Itaipu. O resultado aponta para um conhecimento de “senso comum” sobre as questões que cercam a consciência ambiental. Em decorrência, concluiu-se que para maior e mais ampla conscientização se faz necessária a mudança de comportamento da comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARRUDA FILHO, N. P.; SEDOR, R. W.R.; FINCK, A.; ASANOME, C.R. Estudo de Caso Programa Cultivando Água Boa: resultados, modelo de gestão e o seu papel como referência mundial. Curitiba: ISAE, p. 50-57, 2012.

BARBIERI, J. C.; SILVA, D. Desenvolvimento sustentável e educação ambiental: uma trajetória comum com muitos desafios. RAM - Revista de Administração Mackenzie, 12, p. 51-82, 2011.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2006.

BELLEN, H. M. Desenvolvimento sustentável: uma descrição das principais ferramentas de avaliação. Ambiente & Sociedade, n. 7, v. 1, 2004.

BINSWANGER, H.C. Fazendo a sustentabilidade funcionar. In: Cavalcanti, C. (Org.). Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e políticas públicas. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

DALY, H. E. Sustentabilidade em um mundo lotado. Scientific American Edição especial – Brasil. São Paulo, 41, p. 92-99, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia da libertação em Paulo Freire. São Paulo: Ed. Unesp, 2001.

________. Pedagogia das práxis. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 1998.

GOLDEMBERG, J. & LUCON, O. Energia, meio ambiente & desenvolvimento. 3. ed. rev. ampl. São Paulo: Ed. USP, 2008.

GOMES, D. V. Educação para o consumo ético e sustentável. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, 16, p. 18-31, 2006. Disponível em: <http://nead.uesc.br/arquivos/Biologia/reoferta/bsc1/revista-eletronica-do-mestrado.pdf > Acesso em: 13 ago. 2015.

HANSEN, G. L. A sociedade de consumo e o paradoxo da proteção ambiental. In: Flores, N. C. (Org.). Sustentabilidade ambiental em suas múltiplas faces. Campinas: Millenium, 2012.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades do Paraná. São Paulo: IBGE, 2014. Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br>.Acesso em: 10 out. 2015.

ITAIPU BINACIONAL. Compromisso pela vida sustentável: superando os divisores de água. Foz do Iguaçu: Itaipu Binacional, 2008.

_________. Com o apoio da Itaipu, Yacyretá lança programa similar ao CAB. Cultivando água boa Foz do Iguaçu: Itaipu Binacional, 2011. Disponível em: <http://www.cultivandoaguaboa.com.br/notícias/com-apoio-da-itaipu-yacyreta-lanca-programa-similar-ao-cab>. Acesso em: 16 jun. 2015

LIMA, G. da C. O discurso da sustentabilidade e suas implicações para a educação. Ambiente & Sociedade, n. 6, v. 2, p. 99-119, 2003. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/asoc/v6n2/a07v06n2.pdf>. Acesso em: 27 ago. 2015.

LAYRARGUES, P. P. Educação para a gestão ambiental: a cidadania no enfrentamento político dos conflitos socioambientais. In: Loureiro, C. F. B. (Org.). Sociedade e meio ambiente: a educação ambiental em debate. São Paulo: Cortez, 2000. p. 87-155, 2000.

LOUREIRO, C. F. B. Trajetórias e fundamento da educação ambiental. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

MARCONDES, D. Textos básicos de ética: de Platão a Foucault. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

MARTINS, S. M. B. Tópicos especiais em educação ambiental. Londrina: [s.n.], 2008.

MILARÉ, E. Direito do ambiente. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011.

PENNA, C. G. O estado do planeta: sociedade de consumo e degradação ambiental. Rio de Janeiro: Record, 1999.

PEREIRA, T. C. Energias renováveis: políticas públicas e planejamento energético. Curitiba: COPEL, 2011.

PIRES, A.; FERNÁNDEZ Y FERNÁNDEZ, E. & BUENO, J. C. C. (Org.). Política energética para o Brasil: propostas para o crescimento sustentável. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.

Downloads

Publicado

13-09-2018

Como Citar

PETANELLA, L.; JUNGER, A. P. .; SILVEIRA, A. .; FACÓ, J.; AMARAL, . L. H. OS IMPACTOS DOS PROGRAMAS SOCIAIS E GOVERNAMENTAIS EM COMUNIDADE AFETADA POR EXPANSÃO ENERGÉTICA. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 9, n. 4, p. e943, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/22831. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos