LEITURA MELHORANDO O DESEMPENHO NOS ESTUDOS E PROVAS NOS TEMPOS LÍQUIDOS: UM ESTUDO DE CASO
Palavras-chave:
Analfabetismo funcional; Livros; Autonomia nos estudos.Resumo
A leitura é fundamental para o desenvolvimento intelectual das pessoas. No Brasil há a quantidade de livros lidos por ano por pessoa é relativamente pequena que é de 2,43 livros por pessoa conforme a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, 4a. Edição, feita pelo Instituto Pro-livro em 2016. Segundo o INAF 2018 “Quanto aos que ingressaram ou concluíram o Ensino Superior, 96% são considerados Funcionalmente Alfabetizados, mas apenas 34% alcançaram o nível Proficiente. A leitura pode minimizar o analfabetismo funcional. O objetivo do presente artigo é apresentar um estudo no qual uma estudante do nível médio começa ler um livro por mês e mantem o ritmo de leitura pelos últimos 4 anos seguintes. O estudo de caso revela uma pessoa que inicialmente possuía dificuldades com leitura e interpretação textual e que após 4 anos de leitura continuada que já passou em um concurso, ingressou na educação superior e tudo leva crer que tem condições de realizar seus estudos de modo autônomo sem dificuldades apresentadas por colegas que raramente praticam a leitura.
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