LEITURA MELHORANDO O DESEMPENHO NOS ESTUDOS E PROVAS NOS TEMPOS LÍQUIDOS: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Ricardo Shitsuka Universidade Federal de Itajubá
  • Dorlivete Moreira Shitsuka Universidade Federal de Itajubá
  • André Ricardo Nascimento das Neves Universidade Federal de Itajubá
  • Caleb David Willy Moreira Shitsuka Universidade Federal de Itajubá
  • Claudio Boghi Universidade Federal de Itajubá

Palavras-chave:

Analfabetismo funcional; Livros; Autonomia nos estudos.

Resumo

A leitura é fundamental para o desenvolvimento intelectual das pessoas. No Brasil há a quantidade de livros lidos por ano por pessoa é relativamente pequena que é de 2,43 livros por pessoa conforme a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, 4a. Edição, feita pelo Instituto Pro-livro em 2016. Segundo o INAF 2018 “Quanto aos que ingressaram ou concluíram o Ensino Superior, 96% são considerados Funcionalmente Alfabetizados, mas apenas 34% alcançaram o nível Proficiente. A leitura pode minimizar o analfabetismo funcional. O objetivo do presente artigo é apresentar um estudo no qual uma estudante do nível médio começa ler um livro por mês e mantem o ritmo de leitura pelos últimos 4 anos seguintes. O estudo de caso revela uma pessoa que inicialmente possuía dificuldades com leitura e interpretação textual e que após 4 anos de leitura continuada que já passou em um concurso, ingressou na educação superior e tudo leva crer que tem condições de realizar seus estudos de modo autônomo sem dificuldades apresentadas por colegas que raramente praticam a leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUSUBEL, D.P.; NOVAK, J.D.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

BAUMAN, Z. Modernidade Líquida (Liquid Modernity. Cambridge: Polity ISBN 0-7456-2409-X). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

BAUMAN, Z. Tempos líquidos (Liquid Times: Living in an Age of Uncertainty. Cambridge: Polity. ISBN 0-7456-3987-9). Traduzido por Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor ISBN 978-85-7110-993-3, 2006.

BAUMAN, Z; DONSKIS, L. Mal líquido: vivendo num mundo sem alternativas. Rio de Janeiro: Zahar, 2019.

HADDAD, S.; RIBEIRO, V.M. Alfabetismo funcional no município de São Paulo. São Paulo, 1997.

IPL. Retratos da leitura no Brasil. 4a.ed. São Paulo: Instituto Pro-livro (IPL), 2016. Disponível em: <http://prolivro.org.br/home/images/2016/Pesquisa_Retratos_da_Leitura_no_Brasil_-_2015.pdf>. Acesso em: 12 junho 2019.

IPM. Indicador de analfabetismo funcional: INAF Brasil 2018 – Resultados preliminares. São Paulo: Instituto Paulo Montenegro (IPM), 2018. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1ez-6jrlrRRUm9JJ3MkwxEUffltjCTEI6/view>. Acesso em: 12 junho 2019.

MAINGUENEAU, D. Discurso e Análise do Dircurso. Trad. Sírio Possenti. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. Eni Puccinelli Orlandi et al. Campinas: Unicamp, 1988.

PEREIRA, A. S.; SHITSUKA, D.M.; PARREIRA, F.J.; SHITSUKA, R. Metodologia da pesquisa científica. Santa Maria: Ed. UAB/NTE/UFSM. 2018. Disponível em: <http://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1>. Acesso em 11 junho 2019.

RIBEIRO, V.M. Alfabetismo funcional: Referências conceituais e metodológicas para a pesquisa. Educação & Sociedade, v. 28, n. 60, dezembro/97. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v18n60/v18n60a8.pdf >. Acesso em: 13 junho 2019.

SHITSUKA, R. Proposta de Reestruturação de Matrizes Curriculares por Meio de Cobertura Conceitual. Tese (Doutorado). Universidade Cruzeiro do Sul, 2011.

SHITSUKA, D.M.; SHITSUKA, R.; BOGHI, C. Estudo de caso de superação de dificuldades de leitura e escrita em aluno, por meio de apoio da tutoria em um cursos de pós-graduação “Lato sensu” a distância. Revista de Casos e Consultoria -ISSN 2237-7417 | v. 9, n. 4, e942, 2018. Disponível em: <http://ojs.ccsa.ufrn.br/index.php?journal=rcc&page=article&op=view&path%5B%5D=945&path%5B%5D=1102>. Acesso em: 12 junho 2019.

SHITSUKA, R.; SIVEIRA, I.F.; SHITSUKA, D.M. Aprendizagem significativa de matemática aplicada à reologia: Estudo de caso num curso superior de engenharia. Linguagem Acadêmica, Batatais, v. 2, n. 1, p. 167-186, jan./jun. 2012.

YIN, R.K. O estudo de caso. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Downloads

Publicado

27-10-2019

Como Citar

SHITSUKA, R. .; SHITSUKA, D. M. .; NASCIMENTO DAS NEVES, A. R. .; MOREIRA SHITSUKA, C. D. W. .; BOGHI, C. LEITURA MELHORANDO O DESEMPENHO NOS ESTUDOS E PROVAS NOS TEMPOS LÍQUIDOS: UM ESTUDO DE CASO. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e1011, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/23104. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos