EDUCAÇÃO 3.0: PRÁTICAS PARA A INTRODUÇÃO DA SOCIEDADE COLABORATIVA À EDUCAÇÃO

Autores

  • Alex Paubel Junger Universidade Cruzeiro do Sul
  • Bruno Catellani Cãna Universidade Cruzeiro do Sul
  • Diego Marinho Araújo Universidade Cruzeiro do Sul
  • Marcelo Vianello Pint Faculdade de Tecnologia Termomecânica
  • Luiz Henrique Amaral Faculdade de Tecnologia Termomecânica

Palavras-chave:

Educação 3.0; Computação em nuvem; Ubiquidade; Colaboração.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a relação da economia circular com recursos tecnológicos dentro da Sociedade 3.0. A humanidade e a tecnologia desenvolvem-se concomitantemente, porém altos níveis inovadores são alcançados sem real implementação em aspectos básicos. Ao direcioná-lo ao aspecto educacional chegamos, então, à Educação 3.0. Com a intenção de disseminar este conceito, o presente projeto discute problematizações e oportunidades bem como um modelo a ser seguido de forma a orientar, através da gestão, instituições e centros educacionais. Através de pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, foram obtidos resultados significativos, demonstrando a importância da transformação digital envolvendo colaboração e comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDREWS, Deborah. The circular economy, design thinking and education for sustainability. 2015. 11 p. London South Back University, Londres, 2015. 1. A População Mundial: 40% estão nas redes sociais, diz estudo. Disponível em: <http://cetic.br/tics/educacao/2016/alunos/>. Acesso em: 12 nov. 2018.

BATISTA, Anderson Hernandes. O Perfil do Profissional de Sucesso do Mundo Moderno. 1. ed. [S.l.: s.n.], 2004. 114 p. v. 1. Disponível em: <http://www.andersonhernandes.com.br/wp- content/uploads/2011/12/perfil.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2018.

BOPPRÊ, Vinícius. Educação 3.0 é a tecnologia que integra pessoas. 1. Disponível em: <http://porvir.org/educacao-3-0-e-tecnologia-integra-pessoas/>. Acesso em: 09 nov. 2018.

BORGES, Hélder Pereira et al. COMPUTAÇÃO EM NUVEM. 1. ed. [S.l.: s.n.], 2011. 253 p. v. 1. Disponível em: <http://livroaberto.ibict.br/bitstream/1/861/1/COMP UTA%C3%87%C3%83O %20E M%20NUVEM.pdf>. Acesso em: 22 nov. 2018.

BRACELPA - Indústria de celulose e papel brasileira anuncia investimentos. 1. Disponível em: <http://iba.org/pt/noticias/9-conteudo-pt/288-bracelpa-industria-de-celulose-e-papel- brasileira-anuncia-investimentos>. Acesso em: 24 nov. 2018.

CARON, Aline. 8 motivos para usar tecnologia em benefício da educação. 1. Disponível em: <https://www.positivoteceduc.com.br/blog-inovacao-e-tendencias/motivos-para-usar-a- tecnologia-na-educacao/>. Acesso em: 14 out. 2018.

CERVO, Amando L.; BERVIAN, Pedro A.; DA SILVA, Roberto. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. 162 p. v. 1.

Economia Circular: Interligação, criação e conservação de valor. 2014. 4 p., 2014. Disponível em: <http://www.igfse.pt/upload/docs/2016/PublicacaoEconomiaCircular.pdf>. Acesso em: 19 out. 2018.

FAVA, Rui. Educação 3.0: Aplicando o PDCA nas instituições de ensino. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2014. 180 p. v. 1.

IDOETA, Paula Adamo. Dez tendências da tecnologia na educação. 1. Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/12/141202_tecnologia_educacao_pai>. Acesso em: 07 out. 2018.

KEEBLE, Daniel. The culture of planned obsolescence in technology companies. 2013. 52 p. Bachelor’s thesis (Business Information Technology)-Oulu University of Applied Sciences, 2013. Disponível em: <https://www.theseus.fi/bitstream/handle/10024/55526/Keeble_Daniel.pdf>. Acesso em: 27 out. 2018.

LARROCA, Lilian Martins. O que é Educação 3.0? 1. Disponível em: <https://educacional.cpb.com.br/conteudos/universo-educacao/o-que-e-educacao-3-0/>. Acesso em: 06 fev. 2018.

LEITE, Paulo Roberto. Logística Reversa - Meio Ambiente e Competitividade. 2. ed. São Paulo: Pearson - Prentice Hall, 2009. 256 p.

LENGEL, Jim. Education 3.0: Seven Steps to Better Schools. 1. ed. Nova Iorque: Teachers College Press, 2012. 240 p. v. 1.

LOGÍSTICA Reversa - Meio Ambiente e Competitividade. 2. Disponível em:<http://www.pensamentoverde.com.br/reciclagem/veja-algumas-empresas-que-praticam- logistica-reversa/>. Acesso em: 26 out. 2018.

LUIZ, Marcelo Sabino. Os períodos históricos da Educação no Brasil: da Colônia a Redemocratização. 1. Disponível em: <http://www.partes.com.br/2012/10/08/os-periodos- historicos-da-educacao-no-brasil-da-colonia-a-redemocratizacao/>. Acesso em: 15 fev. 2018.

MARTINS, Petronio Garcia; LAUGENI, Fernando Piero. Administração da Produção. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2015. 576 p. v. 1.

MENDES, Bárbara E. P. et al. Sistema de gestão ambiental do consumo de papel a4 e de produtos de limpeza para a universidade federal de alfenas. 2013. 22 p. Alfenas, Minas Gerais, 2013.

Downloads

Publicado

17-11-2019

Como Citar

JUNGER, A. P. .; CÃNA, B. C. .; ARAÚJO, D. M. .; PINT, M. V. .; AMARAL, L. H. . EDUCAÇÃO 3.0: PRÁTICAS PARA A INTRODUÇÃO DA SOCIEDADE COLABORATIVA À EDUCAÇÃO. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e10112, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/23435. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos