Gamificação para o ensino de engenharia no contexto da indústria 4.0: metodologia estratégica para a motivação dos estudantes

Autores

Palavras-chave:

Quarta Revolução Industrial; Gamificação; Teoria do Flow.

Resumo

O objetivo deste estudo é propor a gamificação como ferramenta didática para o ensino da indústria 4.0, buscando fomentar a motivação e a satisfação discente durante o aprendizado. A proposta de gamificação tem a intenção de melhorar o desempenho discente pela ferramenta didática de jogos no ensino de engenharia, seja pela motivação discente fomentada no aprendizado pela gamificação dos conteúdos e atividades, seja pelo desempenho acadêmico resultante da consolidação do conhecimento nos jogos didáticos. A avaliação do processo de ensino e aprendizagem é proposta na forma de survey, do qual se pode obter o feedback discente acerca da sua motivação e satisfação do conteúdo e da forma de abordagem. A coleta prévia dos dados foi realizada por instrumento gamificado virtual em uma turma de graduação do em Engenharia em uma Universidade Federal brasileira. A análise prévia dos dados apresentou uma experiência discente positiva com o instrumento gamificado. Esse resultado indica que a Gamificação pode ser uma importante ferramenta docente para o aprendizado discente no conteúdo proposto.

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Biografia do Autor

Ricardo Luiz Perez Teixeira, Universidade Federal de Itajubá

Professor adjunto na Universidade Federal de Itajubá Campus de Itabira, Curso de Engenharia dos Materiais. Doutor em Ciências, Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) com doutorado em cotutela em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (2011), Mestre em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) e especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Professor de magistério superior pela Universidade Federal de Itajubá campus avançado de Itabira para cursos envolvendo materiais metálicos e compósitos (2013). Associado à ABM: Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração e à SME: Sociedade Mineira de Engenheiros. Professor de magistério superior pela Universidade Federal de Itajubá campus avançado de Itabira para cursos envolvendo materiais metálicos e compósitos (2013). Possui capacitação recente em metodologias de ensino e educação para engenharia pela UMinho (Portugal) e University of Delaware (EUA), com publicação de trabalhos em revistas, capítulos de livros e eventos. Associado à ABM, Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração e à SME, Sociedade Mineira de Engenheiros.

Priscilla Chantal Duarte Silva, Universidade Federal de Itajubá

Graduou-se em Letras com Habilitação em Português / Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005), obteve título de Mestre em Linguística e Língua Portuguesa (bolsista CAPES) pela mesma instituição (2008). Em seu mestrado, estudou, na Análise do discurso e na Filosofia da Linguagem, a intencionalidade da mente com um enfoque na intencionalidade discursiva em charges políticas, visando identificar a direcionalidade semântica nesse gênero textual. Em 2013, concluiu doutoramento em Linguística e Língua Portuguesa, também pela PUC-MG, investigando a relação da leitura com os processos mnemônicos, em pacientes com Alzheimer. Em 2019, concluiu pós-doutorado em Comunicação e Discursos, na linha de Linguística Cognitiva na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa - FUL Portugal, estudando o uso de metáforas conceituais nas Ciências e em discursos sobre sustentabilidade ambiental. Tem experiência na área de Linguística e sua atividade de pesquisa está voltada principalmente para as áreas de: cognição, semântica, comunicação, educação e ensino.

Max Leandro de Araújo Brito, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010), graduação em Biologia - Claretiano Centro Universitário (2018), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012) e doutorado em Energia pela Universidade Federal do ABC (2014). Atualmente é professor ajunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem interesse nas várias vertentes do pensamento crítico de Ivan Illich, a saber, gestão, educação, religião, energia, logística, meio ambiente, saúde, câncer. 

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Publicado

05-03-2021

Como Citar

TEIXEIRA, R. L. P. .; SILVA, P. C. D.; BRITO, M. L. de A. Gamificação para o ensino de engenharia no contexto da indústria 4.0: metodologia estratégica para a motivação dos estudantes. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e23964, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/23964. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais