Gamificación para la educación en ingeniería en el contexto de la industria 4.0: metodología estratégica para la motivación de los estudiantes

Autores/as

Palabras clave:

Cuarta Revolución Industrial; Gamificación; Satisfacción.

Resumen

El objetivo se presenta una propuesta de gamificación como una herramienta didáctica para la enseñanza de la industria 4.0, que busca fomentar la motivación y la satisfacción de los estudiantes durante el aprendizaje. La propuesta de gamificación está destinada a mejorar el rendimiento del alumno a través de la herramienta didáctica de los juegos en la educación en ingeniería, ya sea por la motivación del alumno fomentada en el aprendizaje por la propuesta de gamificación de contenidos y actividades o por el rendimiento académico resultante de la consolidación del conocimiento en los juegos didácticos. La evaluación del proceso de enseñanza y aprendizaje se propone en forma de survey, a partir de la cual se puede obtener retroalimentación de los estudiantes sobre su motivación y satisfacción del contenido y también el enfoque. Este resultado anterior indica que Gamification puede ser una herramienta de enseñanza importante para el aprendizaje de los estudiantes en el contenido propuesto.

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Biografía del autor/a

Ricardo Luiz Perez Teixeira, Universidade Federal de Itajubá

Professor adjunto na Universidade Federal de Itajubá Campus de Itabira, Curso de Engenharia dos Materiais. Doutor em Ciências, Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) com doutorado em cotutela em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (2011), Mestre em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) e especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Professor de magistério superior pela Universidade Federal de Itajubá campus avançado de Itabira para cursos envolvendo materiais metálicos e compósitos (2013). Associado à ABM: Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração e à SME: Sociedade Mineira de Engenheiros. Professor de magistério superior pela Universidade Federal de Itajubá campus avançado de Itabira para cursos envolvendo materiais metálicos e compósitos (2013). Possui capacitação recente em metodologias de ensino e educação para engenharia pela UMinho (Portugal) e University of Delaware (EUA), com publicação de trabalhos em revistas, capítulos de livros e eventos. Associado à ABM, Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração e à SME, Sociedade Mineira de Engenheiros.

Priscilla Chantal Duarte Silva, Universidade Federal de Itajubá

Graduou-se em Letras com Habilitação em Português / Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005), obteve título de Mestre em Linguística e Língua Portuguesa (bolsista CAPES) pela mesma instituição (2008). Em seu mestrado, estudou, na Análise do discurso e na Filosofia da Linguagem, a intencionalidade da mente com um enfoque na intencionalidade discursiva em charges políticas, visando identificar a direcionalidade semântica nesse gênero textual. Em 2013, concluiu doutoramento em Linguística e Língua Portuguesa, também pela PUC-MG, investigando a relação da leitura com os processos mnemônicos, em pacientes com Alzheimer. Em 2019, concluiu pós-doutorado em Comunicação e Discursos, na linha de Linguística Cognitiva na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa - FUL Portugal, estudando o uso de metáforas conceituais nas Ciências e em discursos sobre sustentabilidade ambiental. Tem experiência na área de Linguística e sua atividade de pesquisa está voltada principalmente para as áreas de: cognição, semântica, comunicação, educação e ensino.

Max Leandro de Araújo Brito, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010), graduação em Biologia - Claretiano Centro Universitário (2018), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012) e doutorado em Energia pela Universidade Federal do ABC (2014). Atualmente é professor ajunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem interesse nas várias vertentes do pensamento crítico de Ivan Illich, a saber, gestão, educação, religião, energia, logística, meio ambiente, saúde, câncer. 

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Publicado

05-03-2021

Cómo citar

TEIXEIRA, R. L. P. .; SILVA, P. C. D.; BRITO, M. L. de A. Gamificación para la educación en ingeniería en el contexto de la industria 4.0: metodología estratégica para la motivación de los estudiantes. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e23964, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/23964. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Ciências Educacionais