Gamification for engineering education in the context of industry 4.0: strategic methodology for student motivation

Authors

Keywords:

Fourth Industrial Revolution; Gamification; Flow Theory.

Abstract

The objective of this study is to propose a gamification practice as a didactic strategy for teaching about industry 4.0, seeking to emphasize student motivation and satisfaction during learning. The gamification proposal is intended to improve student performance through the didactic tool of games in engineering education, either by the student motivation fostered in learning by the proposal of gamification of contents and activities or by the academic performance resulting from the consolidation of knowledge in didactic games. The evaluation of the teaching and learning process is proposed in the form of survey, from which students can obtain feedback about their motivation and satisfaction with the content and approach. The previous data collection was performed by a virtual gamified instrument in an undergraduate class in engineering at a Brazilian federal university. The previous analysis of the data showed a successful student experience of academic performance with the gamified instrument.

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Author Biographies

Ricardo Luiz Perez Teixeira, Universidade Federal de Itajubá

Professor adjunto na Universidade Federal de Itajubá Campus de Itabira, Curso de Engenharia dos Materiais. Doutor em Ciências, Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) com doutorado em cotutela em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (2011), Mestre em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) e especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Professor de magistério superior pela Universidade Federal de Itajubá campus avançado de Itabira para cursos envolvendo materiais metálicos e compósitos (2013). Associado à ABM: Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração e à SME: Sociedade Mineira de Engenheiros. Professor de magistério superior pela Universidade Federal de Itajubá campus avançado de Itabira para cursos envolvendo materiais metálicos e compósitos (2013). Possui capacitação recente em metodologias de ensino e educação para engenharia pela UMinho (Portugal) e University of Delaware (EUA), com publicação de trabalhos em revistas, capítulos de livros e eventos. Associado à ABM, Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração e à SME, Sociedade Mineira de Engenheiros.

Priscilla Chantal Duarte Silva, Universidade Federal de Itajubá

Graduou-se em Letras com Habilitação em Português / Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005), obteve título de Mestre em Linguística e Língua Portuguesa (bolsista CAPES) pela mesma instituição (2008). Em seu mestrado, estudou, na Análise do discurso e na Filosofia da Linguagem, a intencionalidade da mente com um enfoque na intencionalidade discursiva em charges políticas, visando identificar a direcionalidade semântica nesse gênero textual. Em 2013, concluiu doutoramento em Linguística e Língua Portuguesa, também pela PUC-MG, investigando a relação da leitura com os processos mnemônicos, em pacientes com Alzheimer. Em 2019, concluiu pós-doutorado em Comunicação e Discursos, na linha de Linguística Cognitiva na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa - FUL Portugal, estudando o uso de metáforas conceituais nas Ciências e em discursos sobre sustentabilidade ambiental. Tem experiência na área de Linguística e sua atividade de pesquisa está voltada principalmente para as áreas de: cognição, semântica, comunicação, educação e ensino.

Max Leandro de Araújo Brito, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010), graduação em Biologia - Claretiano Centro Universitário (2018), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012) e doutorado em Energia pela Universidade Federal do ABC (2014). Atualmente é professor ajunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem interesse nas várias vertentes do pensamento crítico de Ivan Illich, a saber, gestão, educação, religião, energia, logística, meio ambiente, saúde, câncer. 

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Published

05-03-2021

How to Cite

TEIXEIRA, R. L. P. .; SILVA, P. C. D.; BRITO, M. L. de A. Gamification for engineering education in the context of industry 4.0: strategic methodology for student motivation. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e23964, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/23964. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Ciências Educacionais