Os desafios do diagnóstico psicológico precoce do transtorno do espectro autista (TEA)
Palavras-chave:
TEA, Criança, Psicologia, Diagnóstico precoceResumo
A presente pesquisa objetiva a identificação dos principais fatores determinantes que se tornam desafios ao diagnóstico psicológico do Transtorno do Espectro Autista de maneira precoce. Trata-se de uma revisão bibliográfica da literatura de natureza qualitativa, pautada no rigor sistemático que viabiliza sua execução, onde foram utilizadas as seguintes bases de dados: Scielo, Pepsic, Pubmed, Medline e Lilacs. Os principais resultados encontrados dizem respeito aos principais desafios encontrados pelos profissionais, onde estes carecem de maiores aportes teóricos e qualificação profissional constante; família, uma vez que em grande parte dos casos o negacionismo e normalização dos sintomas se fazem presentes e sociedade em geral, visto que há carência da abordagem do tema de forma massiva por parte do poder público, inviabilizando o conhecimento a respeito do TEA. Concluiu-se que, mesmo em meio aos avanços dos estudos com relação aos aspectos gerais do TEA, a produção científica com relação às especificidades do diagnóstico especificamente psicológico ainda é passível de larga discussão, uma vez que a mesma precisa de mais amplitude de saberes científicos.
Downloads
Referências
BORGES, Ada Maria Farias Sousa; RIBEIRO, Erlane Marques; DE AQUINO SANTOS, Lílian Samara. TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Apae Ciência, v. 7, n. 1, 2017.
DA CÂMARA, Maria Eduarda Capistrano; CENCI, Adriane. Inclusão de crianças na educação infantil: a importância das mediações pedagógicas no processo de aprendizado e desenvolvimento. Revista de Casos e Consultoria, v. 12, n. 1, p. e26465-e26465, 2021.
DA SILVA, Aritana Uchôa; LIMA, Vitória Karollynny Pessoa; MONTE, Brenda Kelly Silva. Análise da construção de conhecimento sobre autismo pela perspectiva da enfermagem: uma revisão de escopo. Revista de Casos e Consultoria, v. 12, n. 1, p. e27179-e27179, 2021.
DE FRANÇA MONTEIRO, Milena et al. A robótica educacional e a aprendizagem das regras em sala de aula: uma proposta inclusiva. Revista de Casos e Consultoria, v. 11, n. 1, p. e1117-e1117, 2020.
DE SOUSA, Desirée Mata et al. Desafios no diagnóstico precoce do Transtorno do Espectro Autista. Research, Society and Development, v. 11, n. 8, p. e5611829837-e5611829837, 2022.
DE SOUZA, Rachell Fontenele Alencar; DE SOUZA, Júlio César Pinto. Os desafios vivenciados por famílias de crianças diagnosticadas com Transtorno de Espectro Autista. Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade, v. 8, n. 16, p. 164-182, 2021.
DO CARMO ARAÚJO, Eva Cristina; SOARES, Marcia Torres Neri. O Currículo Escolar (des) velado no campo da Educação Especial: reflexões para o ensino em turmas comuns. Revista de Casos e Consultoria, v. 12, n. 1, p. e24440-e24440, 2021.
DO CARMO CUPERTINO, Marli et al. Transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática sobre aspectos nutricionais e eixo intestino-cérebro. ABCS Health Sciences, v. 44, n. 2, 2019.
FERREIRA DA SILVA, Amarildo Campos; ARAÚJO, Milena De Lima; DORNELAS, Raiene Toledo. A importância do diagnóstico precoce do transtorno do espectro autista. Psicologia & Conexões, v. 1, n. 1, 2020.
GADBEM, Sofia Kirsten et al. Percepções dos profissionais da saúde sobre o diagnóstico precoce e habilidades comunicacionais e relacionais no cuidado da criança com Transtorno do Espectro Autista. Research, Society and Development, v. 11, n. 12, p. e504111234831-e504111234831, 2022.
GIL, Antônio Carlo. Atlas metodologia do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2010.
GOMES, Paulyane et ai. Autismo no Brasil: uma revisão sistemática dos desafios familiares e estratégias de enfrentamento. Jornal de pediatria, v. 91, p. 111-121, 2017.
MAPURUNGA, Brunna Amorim et al. A atuação do terapeuta ocupacional na reabilitação de pessoas com autismo. Revista de Casos e Consultoria, v. 12, n. 1, p. e26291-e26291, 2021.
MEDRADO, Aracelles Alvarenga et al. Saúde mental e qualidade de vida de pais de pessoas com TEA durante a pandemia COVID-19: uma revisão narrativa. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, v. 10, n. 3, p. 507-521, 2021.
MENESES, Elieuza Andrade et al. Transtorno do espectro autista (TEA) e a linguagem: a importância de desenvolver a comunicação. Revista Psicologia & Saberes, v. 9, n. 18, p. 174-188, 2020.
MORAIS, Maria Mabel Nunes de. Teleatendimento no acompanhamento terapêutico de crianças com Transtorno do Espectro Autista durante a pandemia do COVID-19. 2021. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
PRISCO, Ana Carolina; ARANTES, Lúcia Maria Guimarães. Sobre a complexidade envolvida no diagnóstico precoce de Transtorno do Espectro Autista: uma questão de linguagem. Intercâmbio, v. 50, p. e58278-e58278, 2022.
PRISCO, Ana Carolina; ARANTES, Lúcia Maria Guimarães. Sobre a complexidade envolvida no diagnóstico precoce de Transtorno do Espectro Autista: uma questão de linguagem. Intercâmbio, v. 50, p. e58278-e58278, 2022.
ROMEIRA, Gabriela Moreira; SCHREINER, Letícia Backes; BOSA, Cleonice Alves. Avaliação Psicológica de Crianças com Suspeita de TEA: Perfil Interativo dos Avaliadores. Avaliaçao Psicologica: Interamerican Journal of Psychological Assessment, v. 20, n. 1, p. 43-51, 2021.
SANTOS, Rosivânia Carneiro et al. O papel da família durante o processo de inclusão escolar de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista. Revista de Casos e Consultoria, v. 13, n. 1, p. E30413-E30413, 2022.
SOUZA, Rozana Aparecida et al. Uma reflexão sobre as políticas de atendimento para as pessoas com transtorno do espectro autista. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 14, n. 40, p. 95-105, 2019.
STEFFEN, Bruna Freitas et al. Diagnóstico precoce de autismo: uma revisão literária. Revista saúde multidisciplinar, v. 6, n. 2, 2019.
VIER, RSF; SILVEIRA, RMCF; PRSYBYCIEM, M. M. A inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e orientação psicológica em tempos pandêmicos: suas relações e desafios na educação. Revista Práxis, Volta Redonda, v. 12, n. 1.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Vitória da Silva, Maxwell Lopes Gomes
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.