AMBIENTES NATURAIS E EDUCAÇÃO INFANTIL

EXPLORAR, SENTIR E RESSIGNIFICAR

Autores

  • Letícia Munhoz Vellozo Universidade Federal de São Carlos
  • Fernando Donizete Alves
  • Aline Sommerhalder

Palavras-chave:

Educação Infantil, Ambientes naturais, Natureza, Criança, Interações

Resumo

Considerando que a educação infantil é um campo recente de discussões em nosso país e que a primeira infância ocupa um espaço fundamental no desenvolvimento de uma criança, esse trabalho busca valorizar práticas pedagógicas relacionadas ao contato dos pequenos com ambientes e elementos naturais. As crianças são seres potentes e é fundamental que a escola esteja atenta a elas para garantir seu desenvolvimento integral. Partindo desse princípio, é possível perceber que as crianças são ávidas exploradoras e gostam de observar e interagir com tudo que está ao seu redor, por isso, esse trabalho busca reconhecer e destacar a importância dos ambientes e elementos naturais no cotidiano e nas práticas escolares de uma escola de educação infantil, para ampliar as interações, enriquecer as práticas pedagógicas e oferecer possibilidades de descobertas e imaginação. Tendo como objetivo identificar os ambientes e elementos naturais presentes em uma instituição de educação infantil e, por consequência, discutir suas possibilidades educativas.

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Publicado

06-12-2022

Como Citar

MUNHOZ VELLOZO, L.; DONIZETE ALVES, F.; SOMMERHALDER, A. AMBIENTES NATURAIS E EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPLORAR, SENTIR E RESSIGNIFICAR. Revista Educação e Infâncias , [S. l.], v. 1, n. 2, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/29607. Acesso em: 22 dez. 2024.