Chamada prorrogada: Dossiê Temático "Estratégias de devotos e brincantes para a religiosidade em tempos de pandemia"
A Revista Equatorial do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN informa que foi prorrogada a chamada de submissões para o dossiê “Estratégias de devotos e brincantes para a religiosidade em tempos de pandemia”, organizado por Tayane Soares (PPGAS/UFRN), Itamara de Meneses (PPGCS/UFRN) e Felipe Alves (PPGS/UECE) até 31 de agosto de 2021.
O dossiê objetiva receber reflexões pautadas nas problemáticas acerca das manifestações religiosas/populares no contexto pandêmico, buscando compreender as estratégias instauradas visando a ressignificação dos rituais. A proposta pretende reunir também trabalhos que abordem a religiosidade popular para além das interferências advindas da pandemia do coronavírus, análises que compreendam a religiosidade popular em toda a sua complexidade.
As manifestações populares e religiosas tiveram suas dinâmicas modificadas com o surgimento da pandemia do Coronavírus, instaurada no Brasil em março de 2020, mas vivenciada por alguns países antes disso. A partir de uma conjuntura que trouxe consequências a nível mundial, observamos transformações nos aspectos: econômicos, sanitários, políticos e culturais. Devido a necessidade do isolamento social para conter as infecções causadas pelo vírus, as celebrações, algumas centenárias, tiveram que aderir ao processo de distanciamento social, provocando o cancelamento de romarias, eventos religiosos e festivos, comprometendo assim toda a agenda de diversos acontecimentos que caracterizam a cultura popular no Nordeste brasileiro.
Serão bem-vindas pesquisas que tratem sobre festas populares, religiosidade popular e/ou institucionalizadas, cultura popular, análises que demonstrem como esses contextos foram afetados pela pandemia e quais as saídas que os sujeitos estão construindo para viverem suas manifestações. O dossiê também propõe o acolhimento de análises pautadas na religiosidade popular, evidenciando as manifestações de cunho cultural e religioso a partir de perspectivas fundamentadas na dinamicidade das manifestações, considerando contextos plurais
As submissões devem ser feitas na seção "Dossiê" até 31 de agosto de 2021, na plataforma da Revista Equatorial (https://periodicos.ufrn.br/equatorial/index). As informações sobre as normas para submissão podem ser encontradas em: https://periodicos.ufrn.br/equatorial/about/submissions.
Organizadores: Cicera Tayane Soares da Silva (Doutoranda PPGAS/UFRN), Itamara Freires de Meneses(Doutoranda PPGCS/UFRN) e José Felipe de Lima Alves (Doutorando – PPGS/UECE)