Chamada para o dossiê temático: Antropologia, Cinema e Novas Tecnologias

01-09-2023

Nas encruzilhadas da antropologia, cinema e das tecnologias da informação e comunicação (TICs), um terreno fértil de intercâmbio intelectual e criativo tem florescido, impulsionado pelo vertiginoso aumento de produções audiovisuais e pela proliferação de redes de pesquisa interdisciplinares. Este dossiê convoca exploradores dessa convergência a aprofundar uma investigação crítica das sinapses entre antropologia, imagem, som e tecnologia, mapeando o território das narrativas híbridas e de seus métodos de pesquisa característicos.
Vivemos um momento no qual ecologias midiáticas se entrelaçam constantemente com densas teias sociais através de dispositivos tecnológicos, o que propicia um caldeirão em que a produção de relações etnográficas transcende cada vez mais a palavra escrita. Também o som e a imagem, antes entidades separadas analiticamente, agora dançam em harmonias (e dissonâncias) sinestésicas, instigando compreensões multifacetadas e interdisciplinares das realidades sociais, a exemplos de trabalhos desenvolvidos que exploraram estratégias de criação audiovisual durante o recente período da pandemia de Covid-19. A democratização das tecnologias de captura de som e imagem está proporcionando amplas transformações nas pesquisas de campo. Como esses movimentos afetam as relações entre pesquisadores e seus companheiros de investigação? De que forma as relações e significados são trabalhados através das lentes das câmeras, microfones, softwares e de plataformas de publicação de conteúdo e interação entre usuários?
Convidamos à submissão trabalhos que sondem a paisagem em constante mutação das narrativas audiovisuais, um espaço onde o cinema etnográfico convive com formas experimentais de expressão, desafiando conceitos preexistentes. À medida que as tecnologias digitais expandem os horizontes, indagamos: quais são os novos domínios analíticos desenhados por essa aliança entre pesquisa e audiovisual?
No ímpeto de colaborar com um diálogo que traz à tona a riqueza analítica das imagens e sons, este dossiê busca contribuições sobre o uso da imagem e das TICs na produção audiovisual; análises críticas sobre como as novas ferramentas de produção e distribuição desses elementos estão modificando o acesso à criação; abordagens sobre as implicações teóricas, metodológicas e éticas inerentes a sua disseminação cada vez mais ampla. Aguardamos suas contribuições!

As submissões devem ser feitas na seção "Dossiê" até 30 de novembro de 2023, na plataforma da Revista Equatorial (https://periodicos.ufrn.br/equatorial/index). As informações sobre as normas para submissão podem ser encontradas em: https://periodicos.ufrn.br/equatorial/about/submissions.

Importante lembrar que aceitamos contribuições de ARTIGOS, RESENHAS, ENTREVISTAS E TRADUÇÕES para o Dossiê e em Fluxo Contínuo.

Organizadores: Alex Assunção (PPGAS/UFRN), Gabriel Baena Chêne (PPGAS/UFRN) e João Sanson (PPGAS/UFSCar).