Fazendo renda em casa e ‘no curso’:

aprendizagem na prática

Autores

  • Júlia Dias Escobar Brussi Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-5674.2019v6n10ID15334

Palavras-chave:

Antropologia da aprendizagem; técnica; renda de bilros; engajamento; prática

Resumo

O presente artigo busca apresentar o processo de aprendizagem da renda de bilro por meio de observações realizadas tanto no ambiente doméstico, como no curso de renda. Tem como objetivo principal destacar que os principais elementos desse processo são os mesmos. Independente do contexto a aprendizagem se dá na prática e importam aspectos como o engajamento ativo do aprendiz, sua vontade e empenho, além das repetições e observações atentas.

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Biografia do Autor

Júlia Dias Escobar Brussi, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Júlia Brussi é atualmente professora adjunta do Programa de Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Doutora em Antropologia pela Universidade de Brasília, realizou pesquisa com rendeiras de bilro no Ceará. Seus principais temas de pesquisa e interesse são: antropologia da técnica, artesanato, saberes tradicionais, design, inovação e patrimônio.

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Publicado

01-06-2019

Como Citar

BRUSSI, J. D. E. Fazendo renda em casa e ‘no curso’:: aprendizagem na prática. Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, [S. l.], v. 6, n. 10, p. 114–144, 2019. DOI: 10.21680/2446-5674.2019v6n10ID15334. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/equatorial/article/view/15334. Acesso em: 25 jul. 2024.