O Boi, a Santa e a fé

etnografias visuais do catolicismo em Parintins

  • Diego Omar Silveira Universidade do Estado do Amazonas
  • Ericky da Silva Nakanome Universidade do Estado do Amazonas
  • Pedro Coelho Associação Cultural Boi-Bumbá Caprichoso de Parintins
Palavras-chave: Etnografia visual; catolicismo; Parintins

Resumo


Ensaio fotografico sobre as imbricações entre a brincadeira de Boi-Bumbá e a devoção à Nossa Senhora do Carmo em Parintins, Amazonas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Omar Silveira, Universidade do Estado do Amazonas

Doutorando em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e mestre em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Ericky da Silva Nakanome, Universidade do Estado do Amazonas

Mestre em Artes Visuais pela Federal da Bahia (UFBA). É professor do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e presidente do Conselho de Artes do Boi-Bumbá Caprichoso, de Parintins.

Pedro Coelho, Associação Cultural Boi-Bumbá Caprichoso de Parintins

Fotógrafo da Associação Cultural Boi-Bumbá Caprichoso, de Parintins e articulador dos coletivos Lentes Caboclas e Fotografa Parintins.

Referências

  • BRAGA, Sérgio Ivan Gil. Os Bois-Bumbás de Parintins. Rio de Janeiro: FUNARTE; Manaus: Museu Amazônico: Valer, 2002.

  • BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O Divino, o Santo e a A Senhora. Rio de Janeiro: Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro: FUNARTE, 1978.

  • CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. O Boi-Bumbá de Parintins, Amazonas: Breve história e etnografia da festa. In: História, Ciências, Saúde – Manguinhos. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, vol. VI (suplemento), set. de 2000. pp. 1019-1046.

  • CORRÊA, Rosimay. Flor do Carmelo: o céu e os inferninhos na festa da padroeira de Parintins, no Amazonas. Tese (doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia). Manaus: UFAM, 2019.

  • NOGUEIRA, Wilson. Festas Amazônicas. Manaus: Valer, 2008.

  • NOVAES, Sylvia. O silêncio eloquente das imagens fotográficas e sua importância na etnografia. In: Cadernos de Arte e Antropologia. Salvador: UFBA, v. 3, n.2, 2014. pp. 57-67.

  • RODRIGUES, Allan Siljenítsin Barreto. Boi-Bumbá: Evolução – Livro-reportagem sobre o Festival Folclórico de Parintins. Manaus: Valer, 2006.

  • SILVEIRA, Diego Omar da; BIANCHEZZI, Clarice. Demografia, cartografia e história das religiões em Parintins: novas possibilidades para o estudo da diversidade religiosa na Amazônia. In: BIANCHEZZI, Clarice (et. al.) (org.). Pensar, fazer e ensinar: desafios para o ofício do historiador no Amazonas. Manaus: Valer: UEA Edições, 2015. pp. 183-204.

Publicado
14-07-2021
Como Citar
SILVEIRA, D. O.; ERICKY DA SILVA NAKANOME; PEDRO COELHO. O Boi, a Santa e a fé. Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, v. 8, n. 15, p. 1-16, 14 jul. 2021.