Luiz Braga

uma fotografia em P&B da Caboquice?

Autores

  • Alysson Camargo Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-5674.2023v10n19ID30989

Palavras-chave:

Ilha do Marajó, Caboquice, Luiz Braga, Fotografia, Antropologia Visual

Resumo

O fotógrafo Luiz Braga realizou, durante a sua trajetória, diversas experiências estéticas, desde os seus registros em preto e branco, passando pelas suas séries em Night Vision, até as suas fotografias coloridas. Entretanto, a cor não aparece solitária em seu trabalho, ela está em íntimo diálogo com a Caboquice. Nesse sentido, esta pesquisa fará um diálogo entre a produção fotográfica em preto e branco do artista e a categoria Caboquice, na Ilha do Marajó, Pará, a partir de uma perspectiva socioantropológica do antropólogo como curador (SANSI, 2019).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alysson Camargo, Universidade Federal de Goiás

Mestrando em Antropologia Social (PPGAS/UFG); Bacharel em Teoria, Crítica e História da Arte pela UnB (2018); e graduado em Artes Visuais (Licenciatura) pela UCB (2021), Seu foco de atuação está na Fotografia latino-americana através de uma abordagem socioantropológica. Desenvolve pesquisa sobre a “caboquice” na fotografia de Luiz Braga na Ilha do Marajó - PA. Entre os campos de interesse estão: Antropologia da Imagem, da Arte e Visual.

Referências

BARTHES, Roland. A Câmara Clara: nota sobre a fotografia. Tradução: Júlio Castanon Guimarães. 7. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018.

BRAGA, Luiz. Entrevista com Luiz Braga realizada por Alysson Barbosa Camargo. out.2022. In: CAMARGO, Alysson. Luiz Braga: uma fotografia da Caboquice? Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Faculdade de Ciências Sociais, Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2023. Disponível em: https://www.academia.edu/99346291/Luiz_Braga_uma_fotografia_da_Caboquice. Acesso em: 5 mai. 2022.

CAMARGO, Alysson. Luiz Braga: uma fotografia da Caboquice? 2023. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) — Faculdade de Ciências Sociais, Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2023. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/12714 Acesso em: 5 mai. 2023.

CAIUBY NOVAES, Sylvia. Imagem, magia e imaginação: desafios ao texto antropológico. Mana, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 455–475, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/mana/i/2008.v14n2/. Acesso em: 5 mai. 2022.

CAIUBY NOVAES, Sylvia. A construção de imagens na pesquisa de campo em Antropologia. Iluminuras, Porto Alegre, v. 13, n. 31, p. 11–29, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/36791. Acesso em: 5 mai. 2022.

CAIUBY NOVAES, Sylvia. O silêncio eloquente das imagens fotográficas e sua importância na etnografia. Cadernos de Arte e Antropologia, Salvador, v. 3, n. 2, p. 57–67, 2014. Disponível em: https://journals.openedition.org/cadernosaa/245. Acesso em: 5 mai. 2022.

CALDEIRA, Teresa. A presença do autor e a pós-modernidade em antropologia. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, v. 2, n. 21, p. 133–157, 1988. Disponível em: https://novosestudos.com.br/produto/edicao-21/. Acesso em: 5 mai. 2022.

CARVALHO, José Jorge de. O olhar etnográfico e a voz subalterna. Horizontes antropológicos, Porto Alegre, v. 7, n. 15, p. 107–147, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ha/i/2001.v7n15/. Acesso em: 5 mai. 2022.

CASTRO, Fábio Fonseca de. A identidade denegada: discutindo as representações e a autorrepresentação dos caboclos da Amazônia. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 56, n. 2. p. 431–475, 2013. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/82538. Acesso em: 5 mai. 2022.

CASTRO, Fábio Fonseca de. As identificações amazônicas. Belém: Núcleo de Altos Estudos Acadêmicos, 2018.

CHIARELLI, Tadeu. Luiz Braga: retratos amazônicos. São Paulo: MAM, 2005.

EDWARDS, Elizabeth. Rastreando a fotografia. In BARBOSA, Andrea. A experiência da imagem na etnografia. São Paulo. Editora Terceiro Nome, 2019. p.151-190.

HERKENHOFF, Paulo. O imaginário de Luiz Braga: a contra-Amazônia. São Paulo: Galeria Leme, 2005. Disponível em: https://galerialeme.com/?artist_text=o-imaginario-de-luiz-braga-a-contra-amazonia. Acesso em: 5 mai. 2022.

KOSSOY, Boris. Fotografia & História. 5. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2014.

LIMA, Deborah de Magalhães. A construção histórica do termo caboclo: sobre estruturas e representações sociais no meio rural amazônico. Novos Cadernos NAEA, Belém. v. 2, n. 2, p. 5–32, 1999. Disponível em: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/107. Acesso em: 5 mai. 2022.

LOUREIRO, João de Jesus Paes. Cultura amazônica: uma poética do imaginário. 5. ed. Manaus: Valer, 2015.

MARTINS, José. Sociologia da Fotografia e da Imagem. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2021.

MORAES, Maurício. Colorido é 'caboquice' inspiram artista . Folha de São Paulo, São Paulo. 18 jun. 2009. Caderno Ilustrada. Disponível em: http://galerialeme.com/wordpress/wp-content/uploads/2018/09/Luiz_Folha-de-S%C3%A3o-Paulo_18-Junho-2009.pdf. Acesso em: 5 mai. 2022.

QUIJANO, Aníbal. Dom Quixote e os moinhos de vento na América Latina. Estudos Avançados, São Paulo, v. 19, p. 9–31, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/KCnb9McPhytSwZLLfyzGRDP/. Acesso em: 5 mai. 2022.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 2. ed. São Paulo: Companhia das letras, 1995.

RIBEIRO, José. Antropologia visual, práticas antigas e novas perspectivas de investigação. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 48, n. 2, p. 613–648, 2005.

SAID, Edward. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

SAMAIN, Etienne (Org.). Como pensam as imagens. Campinas: Editora da Unicamp, 2012.

SANSI, Roger (Ed.). The anthropologist as curator. Bloomsbury Academic, 2019.

Downloads

Publicado

10-11-2023

Como Citar

CAMARGO, A. Luiz Braga: uma fotografia em P&B da Caboquice?. Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 1–29, 2023. DOI: 10.21680/2446-5674.2023v10n19ID30989. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/equatorial/article/view/30989. Acesso em: 27 jul. 2024.