Educação escolar indígena Kiriri

breves considerações sobre dinâmicas (inter e intra) étnicas

Autores

  • Gabriel Novais Cardoso Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-5674.2023v10n18ID31074

Palavras-chave:

Educação Escolar Indígena, Etnicidade, Índios no nordeste do Brasil, Antropologia Política

Resumo

O presente trabalho trata da educação escolar indígena entre o povo Kiriri, localizado em um território de 12.320 hectares entre os municípios de Banzaê e Quijingue, Bahia. A educação, sob a perspectiva de sua integração entre o povo Kiriri, foi uma ferramenta fundamental para a reafirmação da identidade étnica e configurou-se como um espaço de “fronteira”. O objetivo desse trabalho foi aprofundar a compreensão das articulações entre a educação escolar indígena Kiriri, sua situação política, marcada por processos de cisões internas, e as dinâmicas inter e intraétnicas de distinção e afirmação da identidade nos distintos grupos Kiriri. O artigo baseou-se numa pesquisa etnográfica realizada no território indígena ao longo dos anos de 2016 a 2018, com grande foco na análise de entrevistas de interlocutores ligados à educação escolar indígena. À guisa de conclusão mais aprofundada para o presente trabalho, apresentase a importância da escola indígena como palco de manifestação de divergências políticas e disputas intraétnicas no povo Kiriri.

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Biografia do Autor

Gabriel Novais Cardoso, Universidade Federal da Bahia

Bacharel em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia pela Universidade Federal da Bahia. Mestrando na pós-graduação strictu sensu de Antropologia pelo PPGA-UFBA. Foi boolsista-pesquisador no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFBA (MAE-UFBA) desenvolvendo atividades relacionadas ao levantamento, recondicionamento, análise, revitalização enfim, da Reserva Técnica do MAE. Também atuou como monitor da disciplina Antropologia I para alunos do primeiro semestre de Ciências Sociais da UFBA, sobre orientação do prof° Dr° Marco Tromboni de Souza Nascimento. Com o mesmo, desenvolveu atividades de monitoria também no curso de extensão ACCS: Educação Diferenciada e Revitalização de Línguas Indígenas. Realizou pesquisas enquanto bolsista de iniciação científica a partir das seguintes temáticas: "Galegos e 'galegos': um estudo antropológico sobre imigração, classe e 'branquitudes' na Bahia" ; "Riqueza, pobreza, 'branquitudes' e sociabilidade: um estudo antropológico sobre a vida de descendentes de galegos na Bahia' ; "Arquivando o corpo: documentos pessoais de saúde e seu lugar no espaço doméstico". Todos esses sobre a orientação da prof° Dra. Elena Calvo González. Integrou, também enquanto bolsista-estagiário, o "Projeto Circuitos Arqueológicos de visitação de sítios de Arte Rupestre da Chapada Diamantina" sob orientação do prof° Dr° Carlos Etchevarne. Desenvolve, também, junto ao prof° Dr° Marco Tromboni de Souza Nascimento, um projeto de revitalização de língua indígena, junto ao povo Kiriri, no município de Banzaê - BA.

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Publicado

03-07-2023

Como Citar

CARDOSO, G. N. Educação escolar indígena Kiriri: breves considerações sobre dinâmicas (inter e intra) étnicas. Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, [S. l.], v. 10, n. 18, p. 1–26, 2023. DOI: 10.21680/2446-5674.2023v10n18ID31074. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/equatorial/article/view/31074. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos