Drawings on the Paris Subway/RER
architecture and urban speed in draughtspersons’ sketchbooks
DOI:
https://doi.org/10.21680/2446-5674.2024v11n21ID36125Keywords:
Desenhador, Observação, Multidão, Cidade, ParisAbstract
Nos túneis do metro cruzam-se pessoas do mundo inteiro, onde se apresentam pela diversidade de rostos, corpos, idades, vestes, cores, poses e posições, numa alargada sociologia visual. Nos limites do espaço proxémico, há pessoas ao telemóvel, no tablet, a ler, a carregar malas, a segurar bebés, protegidos por auscultadores ou perdidos em olhares distantes. Multidão anónima que segue o movimento urbano na urgência da distância e do tempo, como fluxos ou fantasmas. O projeto de desenho De Lignes en Ligne, com início em 2009, desencadeado por Nicolas Barberon e influenciado por Annaïg Plassard, tem por objetivo desenhar o quotidiano do metro de Paris e do RER. Desde então, um coletivo de desenhadores de diferentes origens, partilha online os desenhos realizados nas diferentes linhas e estações. O interesse de desenhar no metro promove essa captura da forma e do espirito de uma época, que nos lembra o ensaio “Le Peintre de la Vie Moderne" de Baudelaire, para quem o artista é um observador atento e crítico, que interpreta e retrata a acelerada transformação da experiência urbana moderna.
Downloads
References
BARBERON, Nicolas, PLASSARD. Annaïg. De Lignes en Ligne – L’Art discret du croquis de métro. Paris: Eyrolles, 2015.
BAUDELAIRE, Charles. O Pintor da Vida Moderna. Lisboa: Nova Veja, 2015 [1863].
GRABINSKI, Stefan. The Motion Demon. New York: NoHo Press, 2014 [1919].
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Shakil Rahim

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Português (Brasil)
English
Español (España)

