Desenhos no Metro/RER de Paris

arquitetura e velocidade urbana nos cadernos dos desenhadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-5674.2024v11n21ID36125

Palavras-chave:

Desenhador, Observação, Multidão, Cidade, Paris

Resumo

Nos túneis do metro cruzam-se pessoas do mundo inteiro, onde se apresentam pela diversidade de rostos, corpos, idades, vestes, cores, poses e posições, numa alargada sociologia visual. Nos limites do espaço proxémico, há pessoas ao telemóvel, no tablet, a ler, a carregar malas, a segurar bebés, protegidos por auscultadores ou perdidos em olhares distantes. Multidão anónima que segue o movimento urbano na urgência da distância e do tempo, como fluxos ou fantasmas. O projeto de desenho De Lignes en Ligne, com início em 2009, desencadeado por  Nicolas Barberon e influenciado por Annaïg Plassard, tem por objetivo desenhar o quotidiano do metro de Paris e do RER. Desde então, um coletivo de desenhadores de diferentes origens, partilha online os desenhos realizados nas diferentes linhas e estações. O interesse de desenhar no metro promove essa captura da forma e do espirito de uma época, que nos lembra o ensaio “Le Peintre de la Vie Moderne" de Baudelaire, para quem o artista é um observador atento e crítico, que interpreta e retrata a acelerada transformação da experiência urbana moderna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shakil Rahim, CIAUD/ Faculdade de Arquitetura, Universidade de Lisboa

Shakil Y. Rahim é Professor de Desenho e Desenho Arquitetónico no Departamento de Desenho, Geometria e Computação, da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Arquiteto pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, e Doutor em Arquitetura, especialidade Desenho, pela Universidade de Lisboa, com tese sobre as funções da atenção visual do desenhador no fenómeno de desenho de observação. Membro da comissão editorial da revista cientifica "The International Journal of the Image" (University of Illinois, Chicago) e autor do livro "O Desenhador - Estudos Cognitivos, Artísticos e Fenomenológicos". É investigador do CIAUD/FAUL nas áreas de desenho, atenção visual, processamento espacial, atividade neurocerebral, experiencia do gesto e cognição humana.

Referências

BARBERON, Nicolas, PLASSARD. Annaïg. De Lignes en Ligne – L’Art discret du croquis de métro. Paris: Eyrolles, 2015.

BAUDELAIRE, Charles. O Pintor da Vida Moderna. Lisboa: Nova Veja, 2015 [1863].

GRABINSKI, Stefan. The Motion Demon. New York: NoHo Press, 2014 [1919].

Downloads

Publicado

26-12-2024

Como Citar

RAHIM, Shakil. Desenhos no Metro/RER de Paris: arquitetura e velocidade urbana nos cadernos dos desenhadores. Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 1–13, 2024. DOI: 10.21680/2446-5674.2024v11n21ID36125. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/equatorial/article/view/36125. Acesso em: 8 dez. 2025.