Visões da “família provincial do Império”

política e representação do espaço no Brasil do século XIX

Autores

  • Pérola Maria Goldfeder e Castro

Palavras-chave:

representação espacial, unidade nacional, arranjo institucional do Império

Resumo

Este artigo trata das relações entre política e espaço sob a perspectiva das representações do território brasileiro no século XIX. Por meio da análise de compêndios geográficos impressos no Brasil entre as décadas de 1830 e 1870, buscamos analisar como as transformações no arranjo institucional do Império influíram na maneira de se enxergar o território brasileiro, relacionando-o à unidade nacional. Ao final, a idéia principal que se esboça é a de que conhecer o território é, indissociavelmente, fazer política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pérola Maria Goldfeder e Castro

Mestre em História pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP e professora do Departamento de História da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, Campus de Campanha. Pesquisa a formação do Estado nacional brasileiro no século XIX, com ênfase nas representações políticas e espaciais da região sul de Minas Gerais.

Arquivos adicionais

Publicado

23-12-2013

Como Citar

CASTRO, P. M. G. e. Visões da “família provincial do Império”: política e representação do espaço no Brasil do século XIX. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 6, n. 05, p. 31–51, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/17597. Acesso em: 19 abr. 2024.