Entre Bockham e Babel

a gestão do espaço urbano natalense na primeira República

Autores

  • Renato Marinho Brandão Santos

Palavras-chave:

Natal, Intendência Municipal, ordem urbana

Resumo

O artigo tem como tema a gestão do espaço urbano. Objetiva analisar o papel da Intendência Municipal na formação de uma nova ordem urbana em Natal, entre os anos de 1904 e 1929. Para melhor compreensão do objeto de pesquisa, o marco inicial poderá ser recuado para 1890, especialmente na primeira parte deste artigo. Voltaremo-nos para o estudo da Intendência Municipal, analisando como era regulado o seu funcionamento, a relação dessa instituição com o governo do Estado e os seus mecanismos de atuação na cidade. Analisaremos, também, a elite que administrou a cidade do Natal durante a primeira República, entendendo que a análise da formação de uma nova ordem urbana pela Intendência Municipal passa pela compreensão de quem foram os homens que estiveram à frente dessa instituição. Em seguida, discutiremos os limites da gestão municipal para pôr em prática os seus projetos para erguimento de uma nova Natal, especialmente entre 1904 e 1913. Por fim, analisaremos o processo de racionalização administrativa (burocratização), ocorrido na Intendência Municipal, bem como as mudanças experimentadas pela cidade durante a administração Omar O’Grady (1924-1929).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Marinho Brandão Santos

Doutorando em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (Portugal), mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) – João Câmara.

Arquivos adicionais

Publicado

23-12-2013

Como Citar

SANTOS, R. M. B. Entre Bockham e Babel: a gestão do espaço urbano natalense na primeira República. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 6, n. 05, p. 52–73, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/17599. Acesso em: 24 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)