Entre Bockham e Babel
a gestão do espaço urbano natalense na primeira República
Palabras clave:
Natal, Intendência Municipal, ordem urbanaResumen
O artigo tem como tema a gestão do espaço urbano. Objetiva analisar o papel da Intendência Municipal na formação de uma nova ordem urbana em Natal, entre os anos de 1904 e 1929. Para melhor compreensão do objeto de pesquisa, o marco inicial poderá ser recuado para 1890, especialmente na primeira parte deste artigo. Voltaremo-nos para o estudo da Intendência Municipal, analisando como era regulado o seu funcionamento, a relação dessa instituição com o governo do Estado e os seus mecanismos de atuação na cidade. Analisaremos, também, a elite que administrou a cidade do Natal durante a primeira República, entendendo que a análise da formação de uma nova ordem urbana pela Intendência Municipal passa pela compreensão de quem foram os homens que estiveram à frente dessa instituição. Em seguida, discutiremos os limites da gestão municipal para pôr em prática os seus projetos para erguimento de uma nova Natal, especialmente entre 1904 e 1913. Por fim, analisaremos o processo de racionalização administrativa (burocratização), ocorrido na Intendência Municipal, bem como as mudanças experimentadas pela cidade durante a administração Omar O’Grady (1924-1929).
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)