Movimento Quilombola do Piauí

participação e organização para além da terra

Autores

  • Daniely Monteiro Santos
  • Solimar Oliveira Lima

Palavras-chave:

Movimentos Sociais, movimento quilombola, cidadania

Resumo

Os movimentos sociais na sociedade contemporânea vêm assumindo uma complexidade crescente e uma riqueza organizativa destacável. O objetivo principal deste artigo é apresentar uma reflexão sobre as experiências do Movimento Quilombola no Piauí, iniciado no final da década de 1980 e fortalecido nos últimos 10 anos. O surgimento do Movimento Quilombola e sua consolidação proporcionou maior destaque as comunidades quilombolas piauienses, ampliando a discussão de questões pertinentes à luta dos povos quilombolas na definição de políticas públicas no Estado, tais como: territorialidades, identidades, cidadania e regularização fundiária. A criação em 1990 de uma Coordenação Estadual de Comunidades Quilombolas fortaleceu a luta pela posse da terra, a busca pela garantia de institucionalização de seus direitos sociais e a elevação de identidades negras em cerca de 170 comunidades quilombolas identificadas no Estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniely Monteiro Santos

Mestranda em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e membro do Grupo de Pesquisa da Escravidão à Autogestão.

Solimar Oliveira Lima

Professor do Departamento de Ciências Econômicas e do Mestrado em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí.

Arquivos adicionais

Publicado

23-12-2013

Como Citar

SANTOS, D. M.; LIMA, S. O. Movimento Quilombola do Piauí: participação e organização para além da terra. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 6, n. 05, p. 197–215, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/17606. Acesso em: 25 abr. 2024.