Permanências de poder na Paraíba oitocentista
culturas políticas e redes de sociabilidades entre os Carneiro da Cunha e os Souza Rangel
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2017v12n01ID17641Palavras-chave:
elites, família, redes de sociabilidades, culturas políticas, Paraíba oitocentistaResumo
Ao longo do século XIX, famílias como a dos Carneiro da Cunha e dos Souza Rangel, cujos alguns membros foram fundadores do Partido Conservador na Paraíba, criaram e recriaram redes para garantirem a permanência de seus descendentes na hierarquia política, econômica e social da província. Deste modo, o presente estudo possui o intuito de identificar quais as práticas políticas e de sociabilidades forjadas por essas duas famílias paraibanas. Para isso, foram consultados alguns jornais paraibanos, em especial O Publicador, assentos de batismo, registros de compra e venda de pessoas escravizadas, além de estudos acerca da conjuntura, principalmente política da época. Sendo assim, o seguinte artigo foi elaborado por meio no cruzamento dessas fontes e além de assimilação de conceitos como redes de sociabilidade e de culturas políticas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)