Reflexões sobre a questão indígena no Seridó
entre a história e o patrimônio cultural
Palavras-chave:
Seridó, História indígena, Patrimônio culturalResumo
O ensaio propõe uma reflexão acerca da questão indígena no Seridó norte-rio-grandense. Reflexão que se constrói à medida que partilhamos a ideia de que, embora não haja índios vivendo nessa região, sua herança se faz presente na história – sobretudo na história das relações com os luso-brasílicos, negros e mestiços – e na cultura. Isto é, a história e a cultura indígena fazem parte do patrimônio cultural dos seridoenses. Essa reflexão encaminha-se a partir da constatação da presença indígena em mananciais de documentos da região, do século XVIII ao XX; em testemunhos materiais presentes em sítios arqueológicos; em testemunhos monumentais do período de choque da cultura nativa com a ocidental, bem como na toponímia; na tradição oral.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)