Relatos de viagens, mapas e noticiário de Guerra

representações do Nordeste brasileiro no The New York Times antes das instalações militares norte-americanas (1940-1941)

Autores

  • João Gilberto Neves Saraiva

Palavras-chave:

Nordeste, The New York Times, Segunda Guerra Mundial

Resumo

Este trabalho trata das representações do Nordeste brasileiro produzidas nas páginas do jornal The New York Times no recorte temporal imediatamente anterior ao ingresso oficial dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, nos últimos dias de 1941. Se apropria das discussões sobre representação e espaço para pensar nas formas como a região é apresentada nas páginas desse diário norte-americano. Analisa alguns dos suas notícias, reportagens e resenhas literárias evidenciando em textos e mapas as imagens de um Nordeste ligado a diversos temas, de oportunidades de negócios até ações subversivas do Eixo passando pelo turismo internacional. Também dá conta das aproximações e distanciamentos com espaços variados, incluindo Oeste norte-americano, o Nordeste freyriano, a Amazônia e o Sul dos imigrantes italianos e alemães. Também relaciona essas representações com as visões da América Latina que circulavam nos Estados Unidos, a conjuntura da guerra e as ações do governo norte-americano em torno da aproximação com o Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Arquivos adicionais

Publicado

20-12-2014

Como Citar

SARAIVA, J. G. N. Relatos de viagens, mapas e noticiário de Guerra: representações do Nordeste brasileiro no The New York Times antes das instalações militares norte-americanas (1940-1941). Revista Espacialidades, [S. l.], v. 7, n. 01, p. 289–311, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/17710. Acesso em: 26 abr. 2024.