Tractatus de arte et scientia bene moriendi
a literatura pedagógica da morte no interior Fluminense Oitocentista (Freguesia de Piraí)
Palavras-chave:
Manual da boa morte, Vale do Paraíba Fluminense, ImaginárioResumo
O presente artigo, que faz parte de minha pesquisa de mestrando, busca evidenciar o alcance e a influência da literatura devocional da boa morte no imaginário e nas práticas populares mortuárias no interior do Vale do Paraíba Fluminense, especificamente na freguesia de Piraí, na primeira metade do século XIX. Pretendese demonstrar que os manuais da boa morte, que tiveram grande influência nas capitais do Império, também se fizeram presentes e atuantes no interior fluminense, influenciando nas práticas piedosas, no imaginário escatológico e práticas fúnebres populares.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)