Territórios da Seca

ordenamento e resistência na cidade de Mossoró na seca de 1877

Autores

  • Francisco Ramon de Matos Maciel

Palavras-chave:

Seca, Território, Retirante, Produção do Espaço, Mossoró

Resumo

Este trabalho é um estudo das formas de ordenamento e controlo espacial encontrado na cidade de Mossoró durante a seca de 1877. Porém essa ordem imposta pelas autoridades nunca foi totalmente eficaz no cotidiano de milhares de retirantes e citadinos, pois esses sujeitos conseguiram resistir às delimitações e atuaram na organização do que chamamos de “territórios da seca”, isto é, os espaços das múltiplas relações de poder em um determinado lugar e contexto. Esse artigo utiliza-se de fontes escritas como jornais, livros de memória e relatórios dos presidentes de província do Rio Grande do Norte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Ramon de Matos Maciel

Mestre em História & Espaço pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013), e licenciatura em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2011). Professor do Projovem Campo Ceará e funcionário do IDT. 

Arquivos adicionais

Publicado

18-12-2015

Como Citar

MACIEL, F. R. de M. Territórios da Seca: ordenamento e resistência na cidade de Mossoró na seca de 1877. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 8, n. 01, p. 164–192, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/17725. Acesso em: 22 dez. 2024.