Territórios da Seca
ordenamento e resistência na cidade de Mossoró na seca de 1877
Palavras-chave:
Seca, Território, Retirante, Produção do Espaço, MossoróResumo
Este trabalho é um estudo das formas de ordenamento e controlo espacial encontrado na cidade de Mossoró durante a seca de 1877. Porém essa ordem imposta pelas autoridades nunca foi totalmente eficaz no cotidiano de milhares de retirantes e citadinos, pois esses sujeitos conseguiram resistir às delimitações e atuaram na organização do que chamamos de “territórios da seca”, isto é, os espaços das múltiplas relações de poder em um determinado lugar e contexto. Esse artigo utiliza-se de fontes escritas como jornais, livros de memória e relatórios dos presidentes de província do Rio Grande do Norte.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)