Mossoró

a cidade como Região

Autores

  • Bruno Balbino Aires da Costa

Palavras-chave:

Luís da Câmara Cascudo, Mossoró, Região, Cidade

Resumo

A partir da análise do livro Mossoró, região e cidade (1980) do intelectual Luís da Câmara Cascudo é que nos detemos na emergência de Mossoró como uma cidaderegião construída a partir dos investimentos políticos, econômicos e culturais do poder público mossoroense que através da elaboração discursiva da região Oeste, lança Mossoró como um espaço que ultrapassa os limites urbanos para se redimensionar como região. Nesse trabalho, localizamos historicamente o livro Mossoró, região e cidade (1980) para apontá-lo como parte integrante da produção discursiva em torno da região Oeste que tem como centro Mossoró. Sendo assim, indicamos como os textos cascudianos, reunidos por Vingt-un Rosado, fizeram parte da estratégia discursiva da instituição identitária da região Oeste, redimensionando a cidade de Mossoró em outro plano de espacialidade.
Palavras-chave: Luís da Câmara Cascudo; Mossoró; região; cidade

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Balbino Aires da Costa

Mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, na área de concentração de História e Espaços, e professor temporário do departamento de História da mesma universidade.

Arquivos adicionais

Publicado

25-11-2011

Como Citar

COSTA, B. B. A. da. Mossoró: a cidade como Região. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 4, n. 03, p. 01–15, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/17739. Acesso em: 27 set. 2022.

Edição

Seção

Dossiê