O som e a carícia

proposta para uma história do canto enquanto prazer na Igreja do Ocidente medieval (séculos IX A XII)

Autores

  • Leonardo Carneiro Ventura

Palavras-chave:

música, espaço, prazeres, Igreja

Resumo

Este artigo se volta para as relações da música com o corpo e com o espaço no período medieval. Sugere-se aqui as linhas gerais para um projeto de pesquisa de história que contemple o canto litúrgico medieval – o cantochão – como, ao mesmo tempo, produto e produtor da dupla relação do homem com o sagrado e do homem com o corpo. Para tanto, elege alguns momentos no desenrolar da produção musical cristã do Ocidente medieval, concentrando sua abordagem entre os séculos IX e XII. Esse recorte espaço-temporal possibilitou a emergência de algumas questões sobre a presença do prazer estético no território de interdição dos sentidos que pretendia ser a Igreja.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Carneiro Ventura

Bacharel em música pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e mestre em história pela mesma universidade.

Arquivos adicionais

Publicado

24-12-2012

Como Citar

VENTURA, L. C. O som e a carícia: proposta para uma história do canto enquanto prazer na Igreja do Ocidente medieval (séculos IX A XII). Revista Espacialidades, [S. l.], v. 5, n. 04, p. 130–149, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/17756. Acesso em: 16 abr. 2024.