O despertar da fruição

a paisagem da Ilha de Santa Catarina vista através da literatura regionalista

Autores

  • Thiago J. Sayão

Palavras-chave:

fruição de paisagem, Ilha de Santa Catarina, literatura regionalista

Resumo

O presente artigo é resultado de leituras das representações das paisagens da Ilha de Santa Catarina na literatura regionalista, entre a última década do século dezenove até os anos quarenta do século vinte. É uma análise baseada em reflexões da história cultural, que concebe a paisagem como uma invenção discursiva situada em contexto social específico. No exercício de análise das representações das paisagens nos textos literários regionalistas, que dão a ver “lugares” de Florianópolis e de seus arredores, manuseia-se com uma visualidade oficializada da paisagem, que serve, inclusive, à divulgação turística da Ilha na atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago J. Sayão

Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor substituto da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Arquivos adicionais

Publicado

24-12-2012

Como Citar

SAYÃO, T. J. O despertar da fruição: a paisagem da Ilha de Santa Catarina vista através da literatura regionalista. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 5, n. 04, p. 150–176, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/17757. Acesso em: 28 mar. 2024.