O despertar da fruição

a paisagem da Ilha de Santa Catarina vista através da literatura regionalista

Autores/as

  • Thiago J. Sayão

Palabras clave:

fruição de paisagem, Ilha de Santa Catarina, literatura regionalista

Resumen

O presente artigo é resultado de leituras das representações das paisagens da Ilha de Santa Catarina na literatura regionalista, entre a última década do século dezenove até os anos quarenta do século vinte. É uma análise baseada em reflexões da história cultural, que concebe a paisagem como uma invenção discursiva situada em contexto social específico. No exercício de análise das representações das paisagens nos textos literários regionalistas, que dão a ver “lugares” de Florianópolis e de seus arredores, manuseia-se com uma visualidade oficializada da paisagem, que serve, inclusive, à divulgação turística da Ilha na atualidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thiago J. Sayão

Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor substituto da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Archivos adicionales

Publicado

24-12-2012

Cómo citar

SAYÃO, T. J. O despertar da fruição: a paisagem da Ilha de Santa Catarina vista através da literatura regionalista. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 5, n. 04, p. 150–176, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/17757. Acesso em: 22 nov. 2024.