A fundação do homem público nos primórdios do coronelismo em Campo Grande - MT/MS (1905-1917)
Palavras-chave:
Coronelismo, Espaço Público, Política, RepúblicaResumo
Ainda no primeiro quartel do século XX Campo Grande tornou-se o principal centro econômico e político do sul de Mato Grosso, sendo possível visualizarmos nesse cenário uma elite política formada por homens cuja principal fonte de riqueza provinha da criação de gado. Eram essencialmente fazendeiros, os típicos coronéis: personalistas, clientelistas e patriarcalistas, descritos por Victor Nunes Leal em seu clássico Coronelismo, enxada e voto. Para esses coronéis, a administração pública era uma continuidade da sede da fazenda. Nesse artigo apresentaremos a fundação do homem público nos primórdios do coronelismo em Campo Grande.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)