A produção do lazer na urbe:

a construção do Estádio Municipal Francisco Rocha Pires (Jacobina – BA – 1955-1959)

Autores

  • Edson Silva

Palavras-chave:

Cidade, Lazer, Esportes, Modernização, Estádio

Resumo

O presente texto analisa a edificação do estádio municipal Francisco Rocha Pires, inserida dentro de um processo de modernização urbana, ocorrido na cidade de Jacobina em meados da década de 1950. Através do cruzamento de fontes, como: textos jornalísticos, documentos administrativos, leis municipais, fotografias, Código de Posturas, livro de atas da Câmara Municipal, relatório de prestação de conta do gestor e textos memorialísticos, ao longo do artigo, procuramos descrever e examinar a construção do campo esportivo. Com esse espaço, era instituído no mapa urbano um ambiente de lazer e prática de esportes – obra que consideramos enquanto estratégica para a forma de vida urbana que se buscava imprimir na cidade naquele contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Silva

Graduado em História pela Universidade do Estado da Bahia – Campus IV - UNEB - (2012). Mestre em História pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG - (2015). Professor de História da Educação Básica. Link do Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4427210J3

Arquivos adicionais

Publicado

18-12-2015

Como Citar

SILVA, E. A produção do lazer na urbe:: a construção do Estádio Municipal Francisco Rocha Pires (Jacobina – BA – 1955-1959). Revista Espacialidades, [S. l.], v. 8, n. 01, p. 229–260, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/17760. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)