A produção do lazer na urbe:
a construção do Estádio Municipal Francisco Rocha Pires (Jacobina – BA – 1955-1959)
Palavras-chave:
Cidade, Lazer, Esportes, Modernização, EstádioResumo
O presente texto analisa a edificação do estádio municipal Francisco Rocha Pires, inserida dentro de um processo de modernização urbana, ocorrido na cidade de Jacobina em meados da década de 1950. Através do cruzamento de fontes, como: textos jornalísticos, documentos administrativos, leis municipais, fotografias, Código de Posturas, livro de atas da Câmara Municipal, relatório de prestação de conta do gestor e textos memorialísticos, ao longo do artigo, procuramos descrever e examinar a construção do campo esportivo. Com esse espaço, era instituído no mapa urbano um ambiente de lazer e prática de esportes – obra que consideramos enquanto estratégica para a forma de vida urbana que se buscava imprimir na cidade naquele contexto.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)