A “Rua do Esquecimento”:

a memória dominante nos logradouros centrais de Campina Grande-PB

Autores

  • João Paulo França

Palavras-chave:

Rua, Memória, História

Resumo

O presente trabalho tem por recorte espacial e temporal a cidade de Campina Grande, Paraíba, com enfoque na primeira metade do século XX. Por meio das fontes pesquisadas procuramos apresentar uma visão acerca do processo de nomeação e renomeação das ruas do núcleo central desta cidade. Compreendemos que o nome de uma rua registra no tempo e na memória as transformações sociopolítica e cultural de um lugar. São apontamentos da memória individual e coletiva. Nomear não é um processo “neutro”: tem “intenções” construídas por um determinado grupo social em um tempo histórico. De certo modo, as mudanças pelas quais passaram a cidade ficaram registradas nos nomes que foram conferidos às Ruas, demonstrando assim, um processo de transformação espacial e cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo França

Mestre em História pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, Campus Avançado Parelhas. Membro do Grupo de Pesquisa em Informática Aplicada. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6950345011060260.

Arquivos adicionais

Publicado

18-12-2015

Como Citar

FRANÇA, J. P. A “Rua do Esquecimento”:: a memória dominante nos logradouros centrais de Campina Grande-PB. Revista Espacialidades, [S. l.], v. 8, n. 01, p. 298–317, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/17763. Acesso em: 22 dez. 2024.