Território Urbano e Memória Coletiva
As Lavandeiras Comunitárias de Salvador e o caso do Alto das Pombas
Palavras-chave:
Resumo, Espacialidades, Território, Memória, ResistênciaResumo
Este artigo é o resultado de pesquisa que está sendo desenvolvida numa lavanderia pública estadual de Salvador. A pesquisa foi feita através de observação direta das atividades que se realizam na lavanderia Nossa Senhora de Fátima, localizada no bairro do Alto das Pombas. Através de entrevistas e documentos, travou-se conhecimento com a cultura e a memória das lavadeiras que atuam no local. Um dos principais resultados da pesquisa, além do levantamento de dados sobre o funcionamento do equipamento e da história das lavandeiras comunitárias mantidas pelo governo do Estado da Bahia, foi encontrar as formas de resistência cultural empreendidas pelas lavadeiras para manter o seu modo de vida e garantir o seu espaço de moradia e de trabalho.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)