O saque de Roma pelos visigodos
visões tardo-antigas
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2016v9n01ID17772Palavras-chave:
Roma, Saque, VisigodosResumo
O saque de Roma pelos visigodos, ocorrido em 410 d. C constitui evento de importância no processo de desagregação do Império do Ocidente. Sua importância reside em grande parte no simbolismo implicado na “queda da senhora das nações”. Tal acontecimento foi apropriado pelos godos, tornando-se parte de sua identidade histórica. No presente trabalho analisaremos as visões sobre a tomada da cidade na obra de dois escritores tardo-antigos relacionados com os godos. O primeiro é Jordanes, godo de origem, escrevendo da Constantinopla do século VI. O segundo é Isidoro, bispo de Sevilha em princípios do século VII, principal nome do episcopado do Reino Visigótico.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)