Dignidad
a colônia alemã a serviço da repressão chilena (1973-1977)
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-817X.2019v15n01ID19193Resumo
O presente artigo tem como objetivo refletir, a partir da análise de documentos desclassificados dos EUA, o papel da comunidade alemã liderada por Paul Schäfer no Chile, Colonia Dignidad, enquanto espaço de prisão, tortura e assassinato utilizado pelo principal órgão do aparato repressivo chileno, a Dirección de Inteligencia Nacional (DINA). Instaurada a ditadura no Chile em 1973, Augusto Pinochet ordenou a criação de uma poderosa estrutura de Inteligência e informação com a finalidade de eliminar os opositores do regime. Assim, sob os preceitos do Terrorismo de Estado, a DINA passou a atuar, estabelecendo recintos clandestinos de detenção por todo o país. Nesse sentido, Dignidad surge não apenas como local, mas também como uma das mais destacadas colaboradoras nas violações aos direitos humanos do período.
PALAVRAS-CHAVE: Ditadura Chilena – DINA – Colonia Dignidad - repressão
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)